segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Capelas em nossas comunidades



Esta Capela de Nossa Senhora da Guia, carinhosamente chamada de Capelinha, localizada à Rua Nossa Senhora da Guia, próximo ao trevo de acesso à cidade, foi construída na década de 1940, sendo concluída em 1947. Seu modelo foi idealizado pelo Sr. Alberto Zille, que, juntamente, com o Sr. Ernesto Zille foram os construtores. O formato de sua laje de forro foi inovador na época e até hoje é motivo de orgulho para os cristianenses. Vale lembrar que Nossa Senhora da Guia foi a primeira Padroeira de Cristiano Otoni, e que a Capela primitiva era localizada aos pés do Morro do Cruzeiro.

 
  A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Engenho Velho, está localizada às margens da Estrada Real;  é uma construção do Século XIX. Ao lado da Igreja há um Cruzeiro, que antes era de madeira e hoje é de concreto. Antigamente existiam várias casas em volta da igreja. A distância da Sede do Município é de aproximadamente 12 quilômetros.



A Igreja de São Caetano, localizada na Sede do Distrito de São Caetano, à Praça Eliezer de Paula Vieira, é uma construção do Século XIX; à sua frente existe um Cruzeiro. Em seu entorno podemos observar um muro de pedras em bom estado de conservação, onde se localiza o Cemitério daquela localidade. A primeira Capela de São Caetano foi construída na localidade de Paraopeba, onde ainda existem vestígios e parte das ruínas desta capela primitiva.
   A Igreja de São Pedro, no Bairro Pinheiros, foi concluída em 1984. O senhor Oriel de Paula Vieira doou o terreno, e o saudoso Monsenhor Raul de Azeredo Coutinho iniciou sua construção, que foi terminada pelo também saudoso Pe. Humberto Van Aacken, que contou com o apoio de toda a comunidade, e conseguiu recursos também em sua terra natal, na Alemanha. A Igreja está localizada à Praça São Pedro, em frente à Rua Vicente de Paula Vieira, no Bairro Pinheiros.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário