segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Pastoral da Criança e do Menor

Como já dissemos em outra oportunidade, nós da Pastoral da Criança estamos realizando discussões em torno da criação da Pastoral do Menor em nosso município. Ao longo de nossas discussões temos cada vez mais clareza de que não será fácil a implantação nem tampouco a manutenção dessa pastoral, mas não desistiremos tão fácil.
Veja uma breve explanação sobre quem é e qual a proposta da Pastoral do Menor:

A Pastoral do Menor tem seus inícios na cidade de São Paulo, no ano de 1977 tendo como missão a “promoção e defesa da vida da criança e do adolescente empobrecido e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais” . A partir de 1982, com a realização das Semanas Ecumênicas em São Paulo, iniciativa da Pastoral do Menor, a organização foi ganhando força e se enraizando em outras cidades e estados brasileiros. Em 1987, com a Campanha da Fraternidade da CNBB, que trazia como tema “A Fraternidade e o Menor” e como lema Quem acolhe o menor a mim acolhe, essa pastoral ganhou um novo impulso. Está presente hoje em 21 Estados da Federação.
 “A Pastoral do Menor se propõe, à luz do evangelho, estimular um processo que visa à sensibilização, à conscientização crítica, à organização e à mobilização da sociedade como um todo, na busca de uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de risco, promovendo, nos projetos de atendimento direto, a participação das crianças e adolescentes, como protagonistas do mesmo processo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário