terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio em Cristiano Otoni, vem desenvolvendo seus trabalhos com dedicação e muito empenho em ajudar as famílias em suas necessidades, tais como aconselhamentos, visitas, orações e outros.


 

Todas as quintas-feiras visitamos uma família e rezamos o Terço. A família interessada pode     entrar em contato com José Luiz (Zé Bolinha) 
Tel: 37241130

Casais que acolhem os noivos em preparação ao Sacramento do Matrimonio:
Evaldo e Roseli
José Flávio e Tereza Cristina
Moacir e Ana
Valdir e Luciane

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pastoral da Criança


A Pastoral da Criança em Cristiano Otoni já se aproxima dos seus 15 anos. São muitas coisas para comemorar e muita vida para celebrar.  Começou com encontros só no bairro Pinheiros e hoje são feitos também no Centro. Todos os meses nos reunimos duas vezes. A primeira (1º sábado de cada mês) encontramos com toda a equipe de trabalho para rezar e preparar a Celebração da Vida. O segundo encontro é uma grande comemoração. Nos encontramos com todas as famílias acompanhadas para celebrar a vida (3º domingo de cada mês) que é o que move nossas ações. Esse é um dia de festa, temos palestras com as mães, brincadeiras com as crianças e encerramos todos juntos com uma mística e um delicioso lanche. Ao irem embora as mães levam a multimistura que quando bem usada servem de auxílio para suas crianças crescerem fortes ou até saírem de casos complicados de desnutrição.
 

Dra. Zilda,

Fundadora da

Pastoral da Criança


Começamos agora uma nova etapa de trabalho que é a preparação para implantação da Pastoral do Menor em nossa cidade. Vamos precisar de ajuda de todos aqueles que acreditam na importância desse trabalho. Estamos realizando encontros quinzenais aos sábados para conhecermos os passos do desenvolvimento dessa pastoral.

Venha participar conosco, precisamos de você. Para mais informações procure um agente da Pastoral.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Grupo de Jovens SOS Kyrios

CNBB já trabalha no texto base da Campanha da Fraternidade de 2013


Domingo dia 06 de novembro no Salão da Comunidade São Pedro no Bairro Pinheiros acontecereu  mais uma reunião do Grupo de Jovens. Neste encontro ficou decidido o nome de nosso grupo: SOS Kyrios, que significa: Sou o que sou, ò Senhor!
Nossos encontros passarão a acontecer no primeiro e no terceiro domingo de cada mês sempre as 14 horas, sendo que o primeiro encontro de cada mês será realizado no salão da Comunidade São Pedro e o segundo na Comunidade Centro.


Queremos agradecer a todos que colaboraram para a realização do nosso Jantar Dançante. Obrigado a todos.




Encontros de preparação para o Sacramento da Crisma. Sábados às 9h no salão da comunidade São Pedro.



 Leve o cursor no aquario e clik para alimentar os peixes.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Paróquia Santo Antônio Celebrações e Atendimento

  •  Sábados: Missa às 19h  na Matriz.
  •  Domingos: Missa na  Igreja São Pedro no Bairro  Pinheiros às 08h30m. 

  •  Matriz: Missa às Quintas e Sextas-feiras, Culto às Segundas, Terças e Quartas-feiras  às 19h 
  • Missa nas Comunidades Rurais:
  • Cana do Reino: Segundo Domingo às 10h. 

  • Engenho Velho: Terceiro Domingo às 11h. 
  • São Caetano: Terceiro Domingo às 14h30m e Primeira Terça-feira do mês às 19h. 
  • Olhos d' Água: Última Sexta-feira de cada mês às 19h. 
  • Casamentos: Primeiro e terceiro sábados de cada mês às 17h30m na Matriz.
  • Batizados: Primeiro Domingo de cada mês às 08h30m na Igreja São Pedro. Nas comunidades durante as missas de costume. 
  • Celebração do Dízimo: Terceiro Domingo de cada mês.   
  • Atendimento do Padre: Terças, quintas e sextas no horário de funcionamento do Escritório Paroquial.



Ouça de segunda a sexta-feira às 17h30m pela Rádio Nova Geração FM o Programa Evangelizando, levando até você as informações da Igreja. Apresentação: Evando Luis.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Capelas em nossas comunidades



Esta Capela de Nossa Senhora da Guia, carinhosamente chamada de Capelinha, localizada à Rua Nossa Senhora da Guia, próximo ao trevo de acesso à cidade, foi construída na década de 1940, sendo concluída em 1947. Seu modelo foi idealizado pelo Sr. Alberto Zille, que, juntamente, com o Sr. Ernesto Zille foram os construtores. O formato de sua laje de forro foi inovador na época e até hoje é motivo de orgulho para os cristianenses. Vale lembrar que Nossa Senhora da Guia foi a primeira Padroeira de Cristiano Otoni, e que a Capela primitiva era localizada aos pés do Morro do Cruzeiro.

 
  A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Engenho Velho, está localizada às margens da Estrada Real;  é uma construção do Século XIX. Ao lado da Igreja há um Cruzeiro, que antes era de madeira e hoje é de concreto. Antigamente existiam várias casas em volta da igreja. A distância da Sede do Município é de aproximadamente 12 quilômetros.



A Igreja de São Caetano, localizada na Sede do Distrito de São Caetano, à Praça Eliezer de Paula Vieira, é uma construção do Século XIX; à sua frente existe um Cruzeiro. Em seu entorno podemos observar um muro de pedras em bom estado de conservação, onde se localiza o Cemitério daquela localidade. A primeira Capela de São Caetano foi construída na localidade de Paraopeba, onde ainda existem vestígios e parte das ruínas desta capela primitiva.
   A Igreja de São Pedro, no Bairro Pinheiros, foi concluída em 1984. O senhor Oriel de Paula Vieira doou o terreno, e o saudoso Monsenhor Raul de Azeredo Coutinho iniciou sua construção, que foi terminada pelo também saudoso Pe. Humberto Van Aacken, que contou com o apoio de toda a comunidade, e conseguiu recursos também em sua terra natal, na Alemanha. A Igreja está localizada à Praça São Pedro, em frente à Rua Vicente de Paula Vieira, no Bairro Pinheiros.
 




Histórico da Paróquia Santo Antônio em Cristiano Otoni

               A Capela de Nossa Senhora da Guia (antiga) pertenceu à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Conselheiro Lafaiete. Anos depois de já construída a Igreja de Santo Antonio, pelo início do Século XX, passou a pertencer à Paróquia de São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete. Padre Sebastião Moreira atendeu aqui; alguns anos depois, o Padre Antonio Ferreira, até que entre 1942 e 1943 chegava aqui o Padre Benjamim Araújo, com residência em Cristiano Otoni, atendendo também Santana do Morro do Chapéu (atual Santana dos Montes). A Capela de Santo Antonio pertencia à Paróquia de Sant’Ana. Depois o Pároco passou a atender Glória (atual Caranaíba); então a Paróquia de Nossa Senhora da Glória passou a ser a sede da Capela de Santo Antonio. No princípio da década de 1950, chegava em Cristiano Otoni um novo Padre: Pe. José dos Santos Gomes (Pe. Santos) que reuniu as lideranças da comunidade para logo dar início à construção de uma torre na Igreja Matriz 
Padre José Antônio
Em meados da década de 1960 foi criada a Paróquia de Santo Antonio. O Pároco era Padre Manoel Mendes. No princípio da década de 1970, ele deu lugar ao Monsenhor Raul Coutinho, que ficou até 1981, quando assumiu, por alguns meses, o Padre José Ferreira, até a vinda do Padre Humberto Van Aacken, em 1982. Após três anos, o Pároco passou a ser Padre Oscar de Oliveira, que ficou até 1989, quando assumiu o Padre José de Oliveira Valente. Em 1993 foi nomeado o Padre Jean, que ficou um ano, assumindo em seguida o Padre Henrique Batista, que ficou até o ano 2000,  neste ano foi nomeado o Padre Marco Antonio Mappa, este permaneceu à frente da Paroquia até junho de 2011 quanto foi nomeado o Padre José Antônio, nosso atual Pároco.