quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tempo de celebrar e sonhar

No ventre escuro da terra, uma semente dorme. Enterrada, pisada, esquecida. Parece morta a semente. Mas ela dorme. Embalada pela esperança, regada de sonhos, grávida de vida.
Pouco a pouco, a noite se vai e a aurora vem chegando. A luz expulsa as trevas e invade a terra. A semente explode. A vida brota. Brilha a alegria. É páscoa novamente! Jesus ressuscitou! Ninguém jamais conseguirá sepultar Jesus Cristo e o seu sonho.
É hora de celebrar a páscoa. Mas, o que significa isso? Seria apenas recordar o que aconteceu há quase dois mil anos? Sabemos que não: é hora de fazer a verdadeira “passagem”. Deus está querendo passar na vida de cada um de nós. Celebrar a páscoa é deixar Deus passar em nossa vida e transformar alguma coisa.
E há muito o que transformar. Muitas formas de fazer a passagem. Quando alguém de nós, por exemplo, é capaz de sair do isolamento, superar a tentação do egoísmo, e descobre o outro, entra em contato com outras pessoas, estabelece o diálogo, partilha, isso é páscoa.
Quando a pessoa começa a gostar de si mesma, curtir a própria companhia, e consegue ser uma boa companhia para os outros, isso é ressurreição. Quando um grupo de pessoas ou uma comunidade assumem juntas sonhar um mundo diferente, superando o individualismo, vencendo a desesperança, acreditando que é possível mudar a sociedade a começar por nós e nossas famílias, isso é “passagem”.
Quando a comunidade resolve olhar de modo diferente para o seu ambiente de vida, começa a dar mais importância ao verde, às matas, à água, ao ar que respira, ao silêncio que faz tão bem; quando passa a lutar pela preservação ambiental, conscientizando a todos, a começar pelas crianças, que por aí passa o nosso presente e o nosso futuro, isso é celebrar a páscoa.
Quando assumimos uma nova mentalidade a respeito das pessoas, das coisas, das relações, da economia, da política, percebendo que tudo existe para o bem, e que o bem comum deve estar muito acima dos interesses pessoais, a páscoa está acontecendo.
Quando conseguimos fazer de nosso lar, da nossa comunidade um lugar marcado pela fraternidade, onde dá prazer estar, onde a alegria é marca registrada, podemos dizer que o sangue de Jesus está circulando em nossas veias, e que a vida de Jesus está acontecendo em nossa vida.
Se conseguirmos lutar contra a violência com as armas da justiça e da solidariedade, vencendo o vírus do consumismo, abrindo o túmulo do nosso egoísmo, podemos ter a certeza de que estaremos passando da morte para a Vida, o mundo estará se salvando. Aí está o sonho pelo qual Jesus deu a vida: salvar o mundo. E estaremos ensaiando, já aqui na terra, o Reino que Jesus Cristo veio instaurar. A páscoa é, sobretudo, isso: ensaio e amostra do mundo novo sonhado por Jesus.
Pe. José Antônio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário