terça-feira, 24 de abril de 2012

Nesta quinta - feira dia 26 de abril, nosso Pároco Padre José Antônio completará mais um ano de vida

O Pastor exemplar
Poesia de José Santiago Moreira em homenagem ao Padre José Antônio



Escrever uma poesia. Sempre pra mim é um desafio. Principalmente a quem merece tanto elogio. Porque ele é uma pessoa de muito brio


Nós fomos privilegiados. Ao merecer este anjo de Deus tão consagrado. Que tantas bênçãos tem nos dado. Por isso temos que tratá-lo com respeito e cuidado


Resgatar as ovelhas perdidas. É a sua sublime missão. E tratar tão bem a todos sem exclusão. Por isso ele merece toda a nossa atenção


O teu carisma é tão imenso. Que nem se pode comparar.Teu jeito meigo e sereno de se expressar. Que nos faz tão bem o escutar


Peço a Deus que lhe dê muitos anos de vida e saúde. Assim o Sr. continuará por mais tempo evangelizar. Este pedido Ele não vai negar. Porque o Sr. é um Pastor exemplar


Falei tão pouco de sua admirável personalidade. Que trouxe tanta paz pra nossa cidade. O teu coração e repleto de infinita bondade. Termino convicto de que falei a verdade 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dom Geraldo Lyrio destaca a importância das Assembleias Gerais para a Igreja no Brasil

domgeraldolyrio
O arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou a importância das Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no cenário atual e, ao longo da história do Brasil, durante a entrevista coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira, 19. “São 50 Assembleias ao longo dos 60 anos da CNBB. Todas tiveram muita importância tanto para a Igreja quanto para a sociedade”, afirmou dom Geraldo, que foi de 2007 a 2010, presidente da Conferência dos Bispos do Brasil. O arcebispo completou afirmando que a CNBB tem se posicionado com clareza e prontidão diante das várias questões apresentadas pela sociedade atual. Dom Geraldo ressaltou que, durante a Ditadura Militar brasileira, muitas vozes da sociedade eram silenciadas e uma das poucas a se pronunciar era a Igreja Católica. Dom Geraldo explicou ainda aos jornalistas que nos primeiros anos da CNBB as Assembleias não eram realizadas anualmente. “Nos anos 60, por ocasião do Concílio Ecumênico Vaticano II não se realizaram Assembleias, com exceção de uma Assembleia eletiva. Cada sessão do Concílio durava cerca de quatro meses e ocupada a atenção dos bispos”, acrescentou. O ex-presidente da CNBB mencionou que celebrar a 50ª Assembleia é motivo de júbilo. “Hoje comemoramos e conseguimos perceber os marcos do quanto estes encontros representaram para nós, pastores da Igreja, e para todo o povo de Deus”, completou.
Missão Continental “A Igreja se coloca em estado permanente de missão”, afirmou dom Geraldo ao ser questionado sobre os trabalhos da Igreja diante dos desafios de evangelização no Brasil e na América Latina. Dom Geraldo citou a 5ª Conferência da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida, em 2007, que em sua conclusão demonstrou que todos precisam ser discípulos e missionários de Jesus e que esta proposta precisa sempre prosseguir como grande Missão Continental. “A Missão Continental é um estado de espírito que deve perpassar a todas as dimensões da Igreja”, concluiu.
Missal Romano Dom Geraldo Lyrio Rocha comentou os trabalhos da Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) na revisão do Missal Romano. “A revisão tem que ser fiel a tradução do latim. Este é um trabalho demorado pela sua exigência na fidelidade dos textos e riqueza em detalhes”, acrescentou. Dom Geraldo destacou que é importante reconhecer a necessidade da formação litúrgica mais intensa e mais profunda para favorecer uma participação mais ativa, mais consciente e proveitosa como ensinou o Concílio Vaticano II. A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia é responsável por fazer a revisão dos textos litúrgicos. Seu presidente, dom Armando Bucciol, comentou as palavras de dom Geraldo. Segundo dom Bucciol, a revisão da tradução do Missal Romano ainda deve durar alguns anos e é realizada com o auxilio de especialistas. “Trata-se de uma revisão e adaptação da linguagem que evolui através dos anos e devemos acompanhar essas modificações. A Igreja reza como crê. A oração da Igreja reflete a sua fé, por isso é importante rever e avaliar bem a revisão da tradução do Missal Romano”, completou.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bento XVI completa 85 anos de vida e 7 de pontificado

A Igreja no mundo inteiro tem três intenções de oração especiais nestes dias. Dia 16/04, Bento XVI celebrou 85 anos de vida. No dia 19/04, é o sétimo aniversário de sua eleição para sucessor do Apóstolo Pedro, e o início do pontificado em 24/04. Em seu editorial semanal, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, Padre Federico Lombardi, recordou a expectativa que existia na Igreja há sete anos, quando o cardeal Ratzinger foi eleito papa: “um teólogo que por tanto tempo dirigiu um dicastério tão doutrinal saberia assumir uma tarefa tão diferente: o governo pastoral da Igreja universal”. “Nestes sete anos, vimos 23 viagens internacionais a 23 países, e 26 viagens na Itália; assistimos 4 Sínodos dos Bispos e 3 Jornadas Mundiais da Juventude; lemos três Encíclicas, inúmeros discursos e atos magisteriais; participamos de um Ano Paulino e de um Ano Sacerdotal. Por fim, vimos o Papa enfrentar com coragem, humildade e determinação – ou seja, com límpido espírito evangélico – situações difíceis como a crise consequente aos abusos sexuais”, avalia Lombardi. Ele recorda também a produção intelectual do cardeal Ratzinger, com as obras “Jesus de Nazaré” e o livro-entrevista “Luz do mundo”. “Da coerência e da constância de seus ensinamentos, aprendemos sobretudo que a prioridade de seu serviço à Igreja e à humanidade é orientar nossas vidas a Deus”, afirma padre Lombardi, que recorda os próximos eventos importantes da agenda do papa: o Encontro Mundial das Famílias, a visita ao Oriente Médio, o próximo Sínodo da Nova Evangelização e o Ano da Fé. O porta-voz da Santa Sé também destacou o tom do discurso do papa em seu pontificado, contrário ao relativismo e à indiferença religiosa. “A fé e a razão se ajudam mutuamente na busca da verdade e respondem às expectativas e dúvidas de cada um de nós e de toda a humanidade; que a indiferença a Deus e o relativismo são riscos gravíssimos de nossos tempos. Somos imensamente gratos por tudo isso”. Na oração do Regina Caeli deste Segundo Domingo da Páscoa, Bento XVI pediu aos fiéis que rezem por ele, para que o Senhor lhe dê as forças necessárias para cumprir a missão. O irmão do papa, Monsenhor George Ratzinger, que vive na Alemanha, está no Vaticano para acompanhar as celebrações destes dias.

POR: CNBB / RÁDIO VATICANO

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tempo de celebrar e sonhar

No ventre escuro da terra, uma semente dorme. Enterrada, pisada, esquecida. Parece morta a semente. Mas ela dorme. Embalada pela esperança, regada de sonhos, grávida de vida.
Pouco a pouco, a noite se vai e a aurora vem chegando. A luz expulsa as trevas e invade a terra. A semente explode. A vida brota. Brilha a alegria. É páscoa novamente! Jesus ressuscitou! Ninguém jamais conseguirá sepultar Jesus Cristo e o seu sonho.
É hora de celebrar a páscoa. Mas, o que significa isso? Seria apenas recordar o que aconteceu há quase dois mil anos? Sabemos que não: é hora de fazer a verdadeira “passagem”. Deus está querendo passar na vida de cada um de nós. Celebrar a páscoa é deixar Deus passar em nossa vida e transformar alguma coisa.
E há muito o que transformar. Muitas formas de fazer a passagem. Quando alguém de nós, por exemplo, é capaz de sair do isolamento, superar a tentação do egoísmo, e descobre o outro, entra em contato com outras pessoas, estabelece o diálogo, partilha, isso é páscoa.
Quando a pessoa começa a gostar de si mesma, curtir a própria companhia, e consegue ser uma boa companhia para os outros, isso é ressurreição. Quando um grupo de pessoas ou uma comunidade assumem juntas sonhar um mundo diferente, superando o individualismo, vencendo a desesperança, acreditando que é possível mudar a sociedade a começar por nós e nossas famílias, isso é “passagem”.
Quando a comunidade resolve olhar de modo diferente para o seu ambiente de vida, começa a dar mais importância ao verde, às matas, à água, ao ar que respira, ao silêncio que faz tão bem; quando passa a lutar pela preservação ambiental, conscientizando a todos, a começar pelas crianças, que por aí passa o nosso presente e o nosso futuro, isso é celebrar a páscoa.
Quando assumimos uma nova mentalidade a respeito das pessoas, das coisas, das relações, da economia, da política, percebendo que tudo existe para o bem, e que o bem comum deve estar muito acima dos interesses pessoais, a páscoa está acontecendo.
Quando conseguimos fazer de nosso lar, da nossa comunidade um lugar marcado pela fraternidade, onde dá prazer estar, onde a alegria é marca registrada, podemos dizer que o sangue de Jesus está circulando em nossas veias, e que a vida de Jesus está acontecendo em nossa vida.
Se conseguirmos lutar contra a violência com as armas da justiça e da solidariedade, vencendo o vírus do consumismo, abrindo o túmulo do nosso egoísmo, podemos ter a certeza de que estaremos passando da morte para a Vida, o mundo estará se salvando. Aí está o sonho pelo qual Jesus deu a vida: salvar o mundo. E estaremos ensaiando, já aqui na terra, o Reino que Jesus Cristo veio instaurar. A páscoa é, sobretudo, isso: ensaio e amostra do mundo novo sonhado por Jesus.
Pe. José Antônio de Oliveira

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vigília Pascal

Na noite de Sábado Nossa Celebração iniciou-se às 19h30m na antiga Estação Ferroviaria quando aconteceu a benção do fogo que acendeu o Círio Pascal. Em seguida saiu a Procissão até a Matriz onde a Celebração teve continuidade



Durante esta Celebração foram batizadas 6 (seis) crianças

Cristo verdadeiramente Ressucitou. Que nossa vida também se transforme. Nossa Semana Santa foi uma grande experiência de Deus, todos que participaram sairam fortalecidos. Todos que de alguma maneira colaboraram, nossos agradecimentos. E ao nosso Pároco Padre José Antônio, o agradecimento de toda comunidade paroquial. Como é bom redescobrirmos a beleza do ser Igreja. Feliz Páscoa! 

sábado, 7 de abril de 2012

Narrativa da Paixão de Cristo e Descendimento da Cruz

As 15 horas em nossa Matriz reunimos para participar da Narrativa da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como a reverência a Cruz.
As 19 horas dentro da Matriz, tivemos o Sermão do Descendimento da Cruz pregado pelo Padre Geraldo Martins




Via-Sacra no Morro do Cruzeiro

Às 5h30m da Sexta-feira da Paixão, deu inicio a Caminhada da Penitêcia até o morro do cruzeiro. Esta caminhada já acontece a mais de 30 anos, ela teve inicio por iniciativa do Padre Dionísio, Missionário Redentorista de Aparecida do Norte, que aqui esteve Celebrando a Semana Santa de 1981. Nesta ocasião estava dando assistencia a nossa Paróquia o Padre José Ferreira, Missionário dos Operários (Padres do Trabalho) de Conselheiro Lafaiete. No intervalo da saída de Monsenhor Raul e a chegada de Padre Humberto que assumiu nossa Paróquia em 1982. Neste ano os Catequistas da Crisma e os Crismandos foram os responsáveis pela organização da mesma. Cerca de 300 pessoas rezaram conosco a Via-Sacra refletindo o tema da Campanha da Fraternidade 2012.


Quinta - feira Santa

Quinta - feira Santa, nossa Paróquia recebeu a visita do Padre Paulo. Ele trabalha no antigo seminário da Serra do Caraça. PP como ele gosta de ser chamado, esteve conosco
administrando o Sacramento da Confissão na Confissão Comunitária e à noite Celebrou a Santa Missa que nos recorda a Instituição da Eucarístia e do Sacerdócio bem como a Cerimônia do Lava-Pés. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2012, foram lavados os pés de 12 Agentes de Saúde de nossa Comunidade,



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sermão do Encontro

 As 20 horas desta quarta - feira Santa, na Praça Santo Antônio, aconteceu o Sermão do Enconto. Pregado pelo Padre José Antônio, durante a reflexão o Padre nos lembrou que:  "Maria acompanha Jesus até o Calvário, mas também não nos abandona em nossas dificuldades"

Quarta - feira Santa. Unção dos Enfermos

Durante a celebração Eucarística das 15 horas na Igreja de São Pedro no Bairro Pinheiros, Os Enfermos receberam o Sacramento da Unção.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comunidade Católica de Cristiano Otoni Celebra o Domingo de Ramos

Neste ultimo domingo nossa comunidade participou com piedade e fervor da procissão de ramos. grande multidão realizou um cortejo que teve inicio na Capelinha Nossa Senhora da Guia, com o inicio da Celebração que teve continuidade na Matriz.
Padre Geraldo Martins, que visita nossa comunidade, presidiu a Celebração.