sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ORIENTAÇÕES PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012


Os Bispos das Dioceses desta Província Eclesiástica (Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano), apresentam as seguintes orientações para as eleições municipais que se aproximam:
“A política é uma das mais altas expressões da caridade cristã”. O exercício da cidadania deve levar o eleitor à consciência de que o sujeito da autoridade política é o povo considerado na sua totalidade como detentor do poder e da soberania. Seus representantes têm o compromisso e a obrigação de exercer o mandato de forma limpa, ética e transparente. Um representante público que não honra a cadeira que ocupa deve ser julgado e cassado e por isso não deve contar com a confiança dos eleitores.

Antes de votar, é preciso estudar o perfil do candidato, seus antecedentes, sua honestidade, seus serviços prestados com transparência e sua competência para o cargo.
O eleito deve estar a serviço do povo e não de si mesmo ou de algum grupo, e também não pode deixar-se dominar pelo poder econômico. A corrupção e a impunidade constituem grandes ameaças ao sistema democrático.
Os candidatos sejam pessoas dotadas de virtudes sociais, como competência, retidão, transparência e espírito de serviço, sendo os primeiros responsáveis pela ordem justa na sociedade. A superação da corrupção exige pessoas e partidos com perfil íntegro para o exercício do mandado público.

O eleitor consciente e responsável deve observar estes 10 mandamentos:
1º - Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto.
"Voto não tem preço, tem consequências".
2º - Verificar se o candidato ama o povo ao qual ele deve servir.
Em primeiro lugar, deve-se olhar o projeto político do partido e do candidato para verificar se visa realmente o bem do povo. O político que ocupa cargo público deve ser um servidor do povo.
3º - Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social.
Só se deve votar num candidato comprometido com o povo e não naquele que apenas faz belos discursos na campanha eleitoral. O eleitor deve votar em candidatos que manifestem atitudes coerentes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e comprometido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de serem executadas e voltadas para o bem do povo.
4º - Observar se o candidato respeita seus adversários.
O candidato que, em sua campanha eleitoral, só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos candidatos de outros partidos, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É
preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais de quem trata os adversários políticos como se fossem inimigos.
5º - Não considerar nenhum candidato como representante da Igreja.
A Igreja não tem partido nem aponta candidato. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política. Entretanto, os cristãos leigos, individualmente ou em grupos, podem assumir, em nome próprio, posição político-partidária e apoiar aqueles candidatos que assumem valores éticos e cristãos.
6º - Não votar em candidatos, cujos projetos atentam contra a família ou contra a vida humana.
É indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.
7º - Fiscalizar aqueles que forem eleitos e exigir deles absoluta transparência administrativa.
O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que forem eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.
8º - Colocar em prática a lei contra a corrupção eleitoral (n. 9.840 de 1999).
Eleitor consciente não vende e não troca seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade.
9º - Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor.
Não se trata de uma lei para alterar a atual Lei 9.840/99, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidade, baseados na vida pregressa dos candidatos. Agora, com a Lei da Ficha Limpa, poderemos evitar que candidatos condenados pela justiça concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.
10º - Não anular seu voto nem votar em branco.
Se fizer isto, o eleitor poderá beneficiar um candidato que não merece o seu voto.

Mariana, 16 de julho de 2012
Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana
Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo de Caratinga
Dom Werner Siebenbrock,,Bispo de Governador Valadares
Dom Odilon Guimarães, Bispo de Itabira-Coronel. Fabriciano

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comunidade São Pedro Celebra os 35 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre José Antônio



 Neste Domingo passado dia 26 de agosto, Dia do Catequista. A comunidade São Pedro juntamente com o nosso Pároco Padre José Antônio celebrou seus 35 anos de Ordenação Sacerdotal. 
Trinta e cinco pessoas da Comunidade ofertaram-lhe rosas representando cada ano de seu Ministério.  



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ordenação Episcopal de Monsenhor José Eudes Campos do Nascimento



A Arquidiocese de Mariana tem a satisfação de convidá-lo para a Ordenação Episcopal de Monsenhor José Eudes Campos do Nascimento a realizar-se no dia 15 de setembro de 2012, às 10 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena-MG.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Programação da Semana da Família


 Tema: Família - Trabalho e Festa.
 
Dia 12-08- Celebração -Igreja São Pedro- Homenagem aos Pais.
Dia 13-08-Terço das Famílias- 19h.-Matriz.
Dia 14-08-Celebração-19h.-São Caetano.
Dia 15-08-Celebração-19h.-Cana do Reino.
Dia 16-08-Celebração-19h.-Engenho.
Dia 17-08-Celebração-19h.-Olhos D água.
Dia 18-08-Celebração Eucarística-19h.-Matriz Santo Antonio.
Homenagem aos casais jubilares-(Bodas de Prata e de Ouro.)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Encontro de Catequistas

No dias 28 de julho de 2012 aconteceu em nossa Paróquia, um encontro de formação para catequistas, com a presença de 17 catequistas. O Encontro contou com a participação do seminarista Gilsimar  e a parte de animação com o apoio de Evaldo.
O encontro teve como tema: Espiritualidade: desafios e necessidades. Foi preparado  e orientado pelo Seminarista, Harley.
                              Foi um momento muito rico e aconchegante.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tesouro precioso, vaso de barro



Quando era menino pequeno lá em Capela Nova, muita coisa marcou a minha vida. Há lembranças que ficaram gravadas: pessoas, cheiros, sabores, imagens…
Entre essas lembranças estão as bicas de água cristalina, as minas borbulhantes, os riachos assoalhados de pedras cristal e fervilhantes de peixes. Quando ouço a música Força Estranha, do Caetano, tenho a impressão de que fui eu que escrevi: “eu pus os meus pés no riacho e acho que nunca os tirei…”.
Em nossas andanças, no trabalho, ou buscando lenha longe de casa, cansado, com a boca seca, a coisa mais gostosa era encontrar uma bica de água fresquinha. Uma delícia. Não dá pra explicar!
Depois mudamos pra cidade. Papai comprou um pedacinho de terra bem perto. Também lá está uma pequena mina, com uma bica, onde a gente bebia água na folha de inhame. Não dá pra esquecer.
E por que essas recordações? Não é puro saudosismo. É que aprendi muito com essas coisas. Celebrando o dia do padre, fiquei pensando nisso. Adorava beber água na bica. Sol quente, uma sede daquelas, de repente, uma sombra, uma água fresquinha. E nem queria saber de que era feita aquela bica. Podia ser de bambu, às vezes bem velho e apodrecido, ou de casca de madeira, ou de telha… O que importava era a água que saciava a sede. Era mesmo prazeroso.
Em nossa vida acontece muito isso. Chegam a nós tesouros preciosos por instrumentos os mais simples. Um(a) enfermeiro(a), um(a) médico(a), um(a) terapeuta podem aliviar dores, nos proporcionar o dom da saúde, uma das maiores riquezas, mesmo sendo pessoas frágeis, simples, que às vezes nem conseguem lidar com as próprias doenças e limitações.
Um(a) profissional da educação, com todos os seus limites, pode nos fazer um bem incalculável, que nos acompanhará pelo resto da vida. E assim, em qualquer área do trabalho humano.
Com os padres não é diferente. Podem transmitir os maiores tesouros, apesar de toda a sua fragilidade. Tenho plena consciência de que não somos melhores em nada e superiores a ninguém. Cada dia mais percebo que muita gente do povo tem mais fé, mais disponibilidade, mais sensibilidade, mais compromisso, mais dedicação que a maioria de nós. Há pessoas, e não são poucas, muito mais santas do que nós.
E, no entanto, lidamos com o Sagrado. Sagrado que está no divino, nas coisas da fé, e sagrado que está no ser humano, no coração, na vida. Lidamos com a Eucaristia e com a Palavra, com a fé e com a esperança, com a graça e com o perdão, com vida e com a morte. Muitas vezes chegamos a tocar na consciência das pessoas. Visitamos os espaços da ética e do sentido da vida.
E quem somos nós? Uma casca, dizia o grande amigo Cássio. Uma frágil casca, às vezes apodrecida, encarregada de oferecer a água da vida. Com a missão de fazer chegar às pessoas o tesouro da fé, da graça, do amor de Deus.
Gosto muito da expressão de Paulo, na Carta aos Coríntios: “Temos este tesouro em vasos de barro” (2Cor 4,7). Quanta verdade! Acho interessante que Paulo fala de barro mesmo. Nem é de argila. Quando falamos de argila já pensamos num barro mais refinado, mais resistente, que tem mais liga. A cerâmica pode ser bem resistente, embora essa resistência dependa do fogo. Mas barro, pode ser o mais comum. Cheio de impurezas. Sem muita consistência. E penso que somos isso mesmo. Barro! Nada mais. Cada dia vamos experimentando o quanto somos frágeis, limitados! Como falhamos! Alguns conseguem se tornar melhores, mais resistentes, mas certamente só depois de passar por provas de fogo. O fogo que purifica e fortalece. O fogo do Espírito. O fogo do amor. O fogo do sofrimento. Mesmo assim, não estão isentos de se quebrar e de ferir o outro com seus cacos.
Olhando para trás, reconheço que milhares e milhares de pessoas já puderam beber na minha fonte. Muito bem, muita graça, muitas bênçãos passaram por mim e chegaram a inúmeros sedentos(as) e famintos(as) em busca de conforto, de esperança, de alívio, de sentido para a vida. Muitas vezes fui uma presença positiva, fui dom.

Mas também tenho consciência de que já machuquei muita gente, já decepcionei, já me omiti, fui causa de tropeço e de escândalo. Fiz mal e prejudiquei. E o farei outras tantas vezes. Porque sou barro. Uma bica frágil e apodrecida para levar água a caminhantes sedentos. Carregando um grande tesouro num pobre vaso de barro.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

No dia do Padre onze crianças são batizadas em nossa Paroquia

 Após lembrarmos todos os Padres que passaram pela nossa Paroquia, o Coordenador Paroquial Sr. Armando Faustino Vieira, vestiu em Padre José Antônio a Estola, símbolo a Autoridade Sacerdotal. isto aconteceu durante a Celebração Eucarística deste Domingo dia 5 de agosto na Igreja São Pedro no Bairro Pinheiros. Durante esta Celebração aconteceu o Batismo de onze Crianças. No final da Celebração foi realizada a Consagração das Crianças a Nossa Senhora.
 



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Homenagem a São Cristóvão

 No dia 28 de julho nossa Paróquia homenageou São Cristóvão o Protetor dos Motoristas. Mais de 200 veículos foram abençoados durante uma grande procissão motorizada que circulou por várias ruas de nossa cidade. Cada Motorista recebeu um terço de lembrança. Que cada um de nós por intercessão de São Cristóvão possamos cada vez mais ter consciência de que a prudência no transito pode ser a garantia de chegarmos ao nosso destino com segurança e alegria.