quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campanha da Fraternidade 2014


peluizcarlos_cf2011O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Carlos Dias, apresentou o texto do objetivo geral e dos objetivos específicos da campanha de 2014 aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral. O tema será Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Os membros do Consep apresentaram sugestões e emendas para facilitar a compreensão do que a Igreja se propõe a refletir. Ficou definido que, como objetivo geral, a partir da reafirmação da defesa e da reverência pela dignidade dos filhos e filhas de Deus, é preciso mobilizar a sociedade através da denúncia do tráfico humano de modo a contribuir pela erradicação desse mal. A formulação do texto final fica sob o encargo do grupo de trabalho que está encarregado de preparar o Texto Base.

Propostas de objetivos específicos também foram discutidas. O Consep confia ao próprio grupo que prepara o texto da Campanha recolha as observações feitas pelos bispos e os destaques de certos elementos para, em seguida, encaminhem uma formulação desses objetivos.

Pe. Luiz Carlos apresentou ainda a estrutura do Grupo de Trabalho da Campanha. Depois de apresentados os elementos que estão sendo elaborados, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, abriu o debate para que os bispos pudessem fazer as considerações sobre o tema. No método historicamente aplicado nesse tipo de material, do ver- julgar-agir, foram apresentadas as ideias principais que estão sendo trabalhadas pelo Grupo de Trabalho.

No “ver”, o tráfico humano e o trabalho escravo deverão ser as realidades apresentadas. No “julgar” serão feitas abordagens bíblica, da Doutrina Social da Igreja e instrumentos jurídicos sobre o tema, tanto da lei nacional como internacional, e a responsabilidade ética e política diante das violações nesse ambiente. A última parte do texto, o “agir”, resgata que é preciso promover conscientização, a denúncia e da assistência e reinserção social; Política públicas para a erradicação do tráfico humano e do trabalho escravo.

Os membros do Consep também levantaram, na primeira parte da sessão dessa tarde, as situações concretas a respeito da realização da próxima Assembleia Geral dos bispos a ser realizada em Aparecida (SP), no início do abril de 2013. No início da tarde desta terça-feira, 27 de novembro, a primeira sessão de trabalhos foi inteiramente tomada por reflexões sobre procedimentos a serem realizados no encontro do episcopado. Houve exaustivo debate sobre o modo de se fazer a apresentação das comissões. Concluiu-se pela apresentação do relatório em forma impressa e um tempo definido para cada comunicação.


CNBB

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Celebração da Luz

Aconteceu neste sábado dia dia 17 às 19 horas, na Igreja Matriz a Celebração da Luz e  Renovação das Promessas do Batismo
       Crianças que farão a sua Primeira Comunhão em 8 de dezembro próximo na Celebração das 19 horas,
se reuniram com seus pais e padrinhos de batismo para a celebração. Foi um momento muito gratificante e significativo.
       As famílias estiveram presentes em grande número com seus filhos e
muitos padrinhos de batismo das crianças participaram.
      Este momento de oração aconteceu durante a celebração da Palavra.
     Membros da equipe da Dimensão Litúrgica se reuniram, liderados por Viviane e Gabriel e animaram a celebração com música.
   As leituras escolhidas para este momento foram: I Reis 17. 7 - 16; Salmo 4, 2-3,4-5.7 -8 e Evangelho: Mt. 5, 13 -16.
   A celebração foi muito bem participada e agradecemos a Deus a oportunidade de termos nos reunidos em oração.
Dimensão Bíblico Catequética - Paróquia Santo Antônio.
  

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reino, leigos e negros

Esta semana é marcada por comemorações muito significativas para todos nós. Dentro do calendário litúrgico, iremos celebrar a festa de Cristo Rei, coroamento de toda a nossa caminhada anual na fé, encerramento do Ano Litúrgico. É a celebração da vitória final de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, garantia de nossa vitória.
Com a festa de Cristo Rei, a Igreja nos convida a celebrar também o “Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas”. E por que nesse dia? Porque o sonho de Jesus Cristo é ver o seu Reino se concretizar, e a grande força nessa construção vem do apostolado leigo.
Jesus ocupou grande parte da sua vida e pregação explicando o que é o Reino e nos convocando para trabalhar na sua construção. Revelou-nos que sonha com um mundo marcado pela justiça e pela fraternidade, deixando claro que isso depende de todos nós cristãos. Ele é um Rei que veio para servir e convida seus seguidores a estar sempre a serviço da vida e do bem.
Nossa realidade, porém, está muito distante do sonho de Jesus. Inquieta-nos, por exemplo, a violência, a desigualdade, a corrupção, a injustiça. Preocupa-nos a situação das famílias esfaceladas ou em crise, das crianças desassistidas ou abandonadas, da juventude desorientada, dos desempregados etc. Aí está o vasto campo de trabalho dos fiéis leigos. Trabalho imenso, poucos operários.
Mas é preciso “botar a mão na massa” para construir “novos tempos”, numa sociedade fraterna. Diante da realidade que temos, diz o Doc. 71 da CNBB, “não basta protestar ou lamentar, mas é preciso redobrar, com lucidez e perseverança, o empenho na construção de uma sociedade justa e solidária” (n. 152).
Porém, o princípio de todo trabalho, nunca será demais repetir, depende da nossa conversão. Primeiramente para entender que a Igreja não é feita de padres e bispos, mas de todos os batizados e batizadas. É fundamental que valorizemos sempre mais o protagonismo dos leigos, atores e agentes da evangelização. Temos ainda uma concepção muito clericalista da Igreja, inclusive por parte dos leigos. Certamente os formamos assim. Mas é urgente mudar.
O papel de fermento, que Jesus delega aos leigos, não pode ser ignorado. É atuando nos grupos, pastorais, comissões, associações, comitês, conselhos, na política, que podemos fermentar e transformar.
E uma das realidades que exigem mudança é a do povo negro. Neste dia 20, celebramos o “Dia Nacional de Conscientização do povo Negro”. A desigualdade social, que já é grande, aparece com maior intensidade entre a população branca e negra. A renda média, a escolaridade, a situação de miséria, a realidade carcerária e da justiça, a presença entre os que detêm o poder, tudo isso revela a face ainda racista e discriminadora da nossa sociedade. Na linguagem e na prática, negamos a igualdade de direitos e oportunidades. Até mesmo na Igreja, onde há poucos negros na hierarquia e, para muitos, a alma é branca e o pecado é negro, precisamos urgentemente de uma conversão radical. Só assim estaremos aptos para ser membros e construtores do Reino.

Padre: José Antônio de Oliveira

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Batizados em novembro

No primeiro domingo do mês de novembro durante a Celebração Eucarística na Igreja São Pedro no Bairro Pinheiros, cinco crianças receberam o Sacramento do Batismo.


Em setembro no mês da Bíblia



Durante o Mês da Bíblia, a Comunidade São Pedro fez várias apresentações dentro das Celebrações. 

No ultimo domingo do mês de setembro, a comunidade recebeu com alegria a presença do Padre João Ribeiro que presidiu a Celebração Eucarística

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Campanha da Fraternidade 2013

Todos os anos durante o período quaresmal, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve a nação. Para o ano de 2013, a CNBB sugeriu o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis me aqui, envia-me” (Is 6,8).

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dimensão Catequética promove encontro com os Pais dos Catequisandos



  Aconteceu o segundo encontro entre Pais do Acolhendo Jesus da Comunidade Centro em preparação para o dia da Primeira Comunhão. Último dia 3, às 14 horas no Salão Paroquial N. S. de Lourdes.O tema do encontro foi: EUCARISTIA, tendo como base o item sobre este assuto do Manual de Catequese com Adultos à página 56, item 18 - Deus se faz pão e nos torna irmãos: A Eucaristia foi instituída por Jesus; Eucaristia e Compromisso Fraterno e A celebração da Missa - partes. O encontro contou com a presença de 30 pais, as catequistas Renildes e Carmen e a Coordenação Paroquial. Destaca -se a presença da família neste encontro, representado por casais que se fizeram presentes e enriqueceram bastante o momento de reflexão.