sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Batizados em nossa Paróquia



Domingo dia 03 de fevereiro durante a celebração eucarística realizada na Igreja São Pedro aconteceu o batismo de quatro crianças. Presidiu a celebração o Pe. Luiz Fernando
 
O batismo é o sacramento que torna o cristão um Filho de Deus, Discípulo de Cristo, Templo do Espírito Santo, Membro da Igreja e irmão sem Cristo. É o primeiro dos sete sacramentos, portanto a porta de entrada para a vida cristã.
Quando se pede o batismo para um filho ou afilhado é necessário ter consciência do que significa este Sacramento na vida de uma pessoa, é importante educarmos eles na fé incentivando-os a participarem da igreja, da catequese, das Missas, sendo membros atuantes na Igreja, mas tudo isso só é possível se educarmos com bons exemplos.
São sinais utilizados na celebração do batismo:
O sinal da cruz: significa o sinal de pertença a Deus.
 A água: simboliza a vida, pois onde não há água não há vida
A vela ou Círio Pascal: simboliza Jesus Cristo ressuscitado que venceu a escravidão da morte
A unção com óleo: A pessoa que será batizado é ungido no peito e na testa, onde o sacerdote diz “ Que a força do Cristo penetre em sua vida como este óleo em seu peito”. Logo após o cristão é ungido com o óleo do Crisma que simboliza a consagração para continuar a missão de Cristo como sacerdote, profeta e rei.
A veste batismal: normalmente uma roupa nova; é uma forma de dizer que o cristão batizado está agora revestido de Cristo.
Ato de entrega a Nossa Senhora: Apesar de já ter sido consagrado ao Nosso Senhor Jesus Cristo, há o costume de realizar um ato de devoção a Maria, confiando a sua proteção a vida e a fé do cristão que foi batizado.
Só pedimos o Batismo de nossos filhos ou afilhados porque acreditamos em Jesus Cristo  e queremos que nossas crianças/adultos sejam seguidores de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário