quarta-feira, 27 de março de 2013

Papa Francisco vai lavar os pés de jovens detentos de várias nacionalidades e religiões



O papa Francisco vai lavar os pés de 12 jovens de várias nacionalidades e religiões na celebração da tarde de Quinta-feira Santa, dia 28, marcada este ano para um centro de detenção para menores, em Roma. O Serviço de Informação do Vaticano (VIS) revelou nesta terça-feira que a celebração será “muito simples” e tem um “caráter íntimo”, por vontade expressa do próprio papa, sem transmissão televisiva em direto e presença de jornalistas limitada ao exterior do Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, que Bento XVI também visitou em 2007.
A escolha do local da missa, anunciada na última quinta-feira, foi explicada pela Santa Sé como uma continuação do “ministério como arcebispo de Buenos Aires” do cardeal Bergoglio, hoje o papa Francisco, que “costumava celebrar numa prisão ou num hospital ou em casas para pobres ou pessoas marginalizadas”. A celebração tem início marcado para as 17h30 locais e representa uma mudança relativamente ao programa habitual da Semana Santa, dado que o papa preside habitualmente a esta cerimónia na Basílica de São João de Latrão.
A ‘missa da Ceia do Senhor’ é caraterizada “pelo anúncio do mandamento do amor e pelo gesto do lava-pés”. A celebração vai contar com a participação de 50 jovens, todos do IPM, que irão proferir as leituras da cerimónia. “O papa vai lavar os pés a 12 deles, escolhidos entre várias nacionalidades e confissões religiosas”, explica a nota do VIS. Francisco terá a companhia do cardeal Agostino Vallini, vigário papal para a Diocese de Roma, e do padre Gaetano Greco, capelão no IPM.
Após a missa, o papa vai encontrar-se com os jovens e o pessoal do centro de detenção, um total de aproximadamente 150 pessoas, no ginásio da instituição, estando prevista a presença da ministra da Justiça da Itália, Paola Severino. Segundo o Vaticano, os jovens irão oferecer a Francisco um crucifixo e um genuflexório de madeira, fabricados por eles mesmos.
Confira a programação do papa Francisco para esta Semana Santa:
Quinta-feira Santa
Na Quinta-feira Santa, ele celebrará, às 9h30, a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, com a participação de cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e padres de Roma. É durante esta missa que os óleos serão abençoados, ungidos os Santos Óleos, sacramental que será usado durante todo o ano na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.
Pela tarde às 17h30, começa o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor que comemora a primeira Missa da história: a Última Ceia. O papa celebrara a missa da Ceia do Senhor na Casa de Detenção para Menores “Casal del Marmo”. Ele realizará ali a cerimonia de lava pés, quando lavará e osculará os pés de 12 prisioneiros.
Sexta-feira Santa
Na sexta-feira Santa, às cinco da tarde, o papa Francisco celebrará a Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, quando haverá a adoração do Santo Lenho. À noite, às 21h15, O Santo Padre desloca-se até o Coliseu. Ali ele deverá presidir a Via Crucis, (Via Sacra) ou seja, a meditação de 14 estações que lembram momentos da Paixão de Nosso Senhor. A primeira delas é a “Condenação de Jesus por Pilatos” e as demais prosseguem até a morte e sepultamento de do Salvador.
Neste ano, as meditações para cada uma das estações foram elaboradas por dois jovens libaneses que contaram com ajuda do Cardeal Bechara Boutros Raï.
Sábado Santo
No sábado às 20h30, na Basílica de São Pedro, papa Francisco entrará em procissão com a igreja inteiramente às escuras. Na ocasião, ele deverá portar a única fonte de luz lá presente: o Círio Pascal. Dentro da penumbra o papa deverá dirigir-se para o altar, anunciando e mostrando a todos o “Lumem Christi” (Luz de Cristo) e dará início à celebração da Vigília da Pascoa.
Domingo
Na manhã de domingo, às 10h15, haverá a ultima cerimonia da celebração pascal com a presença do Pontíce. No final dela será dada a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, (Para a Cidade e para o Mundo), a segunda do Papa Francisco.
Ainda no Domingo haverá a oração mariana do Angelus, já agora com as alegrias da Páscoa: “Rainha dos céus, alegrai Vos, Alelúia!”. (JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário