quarta-feira, 28 de agosto de 2013

19º Grito dos Excluídos tem foco na juventude




Paz * Respeito * Vida

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”
Congonhas se prepara para receber mais uma edição do Grito dos Excluídos. Em sua 19ª edição este evento é parte do processo da 5ª Semana Social Brasileira e, neste ano, conclama a juventude para “anunciar, em diferentes espaços, sinais de esperança com a perspectiva de transformação e construção de um Estado efetivamente a serviço da Nação e que respeite os direitos fundamentais da pessoas humana”, segundo sugere o objetivo geral do evento.
Este ano o Grito dos Excluídos terá como eixos os temas: “Mundo do Trabalho, Juventude e a Exclusão, Comunicação Políticas Públicas, Extermínio da juventude, Juventude e projeto popular para o Brasil, Mística, Povos indígenas/tradicionais, Violência contra a mulher, Estado e a juventude”, todos eles devem ser debatidos nas cidades, através de encontros, mesa redonda e outras iniciativas populares. Além disso, esses assuntos terão destaque na programação do evento sendo discutidos cada um deles durante três grandes momentos.
Programação:O Grito dos Excluídos 2013, realizado no dia 7 de setembro, conta com a participação de diversas pastorais, movimentos sociais, sindicatos e da presença da sociedade. Para melhor receber os participantes, foi pensada uma programação acessível contando com a acolhida e concentração a partir das 11 horas em frente a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Às 12h30 terá início à caminhada para a Basílica do Bom Jesus, tradicional momento onde as pessoas percorrem as principais ruas e avenidas da cidade dizendo palavras de ordem e gritos de guerra. Com chegada prevista para as 15 horas, será celebrada missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, abrindo o Jubileu do Bom Jesus.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PARABÉNS AOS CATEQUISTAS PELO SEU DIA!!!.....

"Nao esperem Recompensa ou Reconhecimento das pessoas... Mas continue no Caminho que Deus te chamou e elegeu Profeta entre As Nações e Sacerdocio Real... Que Hoje possamos Renovar o nosso animo e a nossa Esperança, Jesus nos Convida a indicar o Caminho a tantos Coraçoes desolados, desanimados.... A porta é Estreita, e muitas sao as Portas indicando outros Caminhos..... Pode ser que Aconteça que te Julguem, que falem mal de voce, que nao acreditem em voce, mas se serve pra Algum alento seu mestre e Senhor foi pendurado no madeiro da Cruz porque em suas Palavras e Açoes tinha muito Amor... Nao é muito facil entender o Amor quando nao se sabe Amar.... Mas naquele dia.... Enfim tao Esperado dia, em que voce partir deste Plano para a Eternidade Prometida, Jesus entao Supremo Catequista te Acolhera e lhe dira ao pé do Ouvido "FILHO(A) MEU, SE ACHEGUE MAIS... ENTRE!! VOCE INDICOU O CAMINHO A TANTOS....E NADA MAIS JUSTO QUE EU ABRA AS PORTAS DAQUI AGORA PRA VOCÊ... SEJA BEM VINDO!!!....

Luan Fereira

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Encontros Vocacionais 2013


Com o intuito de ajudar os adolescentes e jovens a descobrir sua vocação e missão na vida da Igreja, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) está preparando os Encontros Vocacionais 2013. Estes Encontros acontecerão nas seguintes datas e cidades: 20, 21 e 22 de setembro: Barbacena (Região Sul e Oeste) no Colégio dos Salesianos; Mariana (Região Norte) no Seminário de Teologia; Ponte Nova (Região Leste) paróquia São Pedro; no mês de outubro nos dias 18,19 e 20 será em Rio Espera (Região Centro).
A organização explica que estes encontros são mistos, isto é, para rapazes e moças. Quanto aos critérios de participação, o candidato(a) deve estar concluindo o Ensino Fundamental, cursando ou ter concluído o Ensino Médio. É importante que o jovem tenha também alguma participação na vida da comunidade. Após os Encontros Regionais, acontece em Mariana, o Encontro Vocacional Arquidiocesano, nos dias 29 e 30 de novembro a 1º de dezembro.
As fichas de inscrição, cartazes e cartas aos párocos já estão sendo encaminhadas a todas às paróquias da arquidiocese. Para mais informações, procure sua paróquia, a equipe do SAV na sua Região Pastoral ou então entre em contato pelo telefone: (31) 3557-1241.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Inscrições para o V Fórum Social pela Vida encerram no próximo dia 31



Estamos às portas do V Fórum Social pela Vida, que será realizado de 26 a 29 de setembro, em Piranga, Região Centro. Com o tema “Por um Estado do Bem Viver” e lema “Em nossa organização a força da transformação”, este evento pretende reunir em torno de 700 pessoas vindas das cinco regiões da Arquidiocese de Mariana e de outras dioceses vizinhas.
Para as regiões foram disponibilizadas 100 vagas que devem ser preenchidas segundo critérios e condições que seguem:
  1. Ter participação assídua e comprometimento em organização de base.
  2. Ser envolvido nas pastorais e movimentos sociais e populares.
  3. Conhecer a discussão sobre o tema da 5ª Semana Social Brasileira;
VagasSerão destinadas duas vagas por paróquia. As demais serão contempladas com representantes das pastorais da Criança, Menor, Juventude, Familiar, Saúde, Pessoa Idosa, Pessoa em Situação de Rua, Carcerária, agentes das CEB’s, Grupos de Reflexão, Sociedade São Vicente de Paulo, movimentos presentes nos municípios como Fé e Política, MAB, Associações de Moradores, Obras Sociais e demais entidades comprometidas com trabalhos sociais. Os padres, diáconos permanentes, seminaristas e comunidades religiosas devem fazer a inscrição na região, dentro do tempo proposto, para maior controle da equipe de infra-estrutura da Região Centro.
Neste sentido, os organizadores pedem a todos muita atenção para os prazos e os procedimentos das inscrições: preencher a ficha de inscrição em anexo com todas as informações solicitadas e devidamente assinada e enviar para a Região Centro até o dia 31 de agosto. Após essa data, caso haja vagas disponíveis, estas serão redistribuídas conforme demanda das paróquias, pastorais e movimentos sociais presentes na arquidiocese.  O valor da inscrição é de R$10,00 (dez reais), a ser pago nas regiões pastorais.
A comissão organizadora do V Fórum Social conta com o empenho de todos para que possam concluir as inscrições de acordo com o prazo determinado. Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (31) 3557-3167, (31) 3746-1508, ou pelo emailpastoralnorte@bol.com.br e regiaocentro@yahoo.com.br.