segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Curiosidades 

Capela Nossa Senhora da Guia

Pela época da inauguração da ferrovia, foi contruída uma igrejinha com recursos dos próprios moradores, ao lado da estrada que leva ao morro do cruzeiro, hoje rua Renato Rodrigues Pereira Sobrinho para homenagear a Nossa Senhora da Guia, primeira padroeira de Cristiano Otoni. 

No final do século XIX e início do século XX, a igrejinha ficou em ruínas e não se tem hoje sinal desta edificação. 

Na década de 1940, o sr. Alberto Zille idealizou o modelo da atual Capela Nossa Senhora da Guia e juntamente com o sr. Ernesto Zille a construiu. 

Um fato marcante aconteceu quando o Dr. Santana, engenheiro da Empresa de Construção Gerais, que estava no município na época, construindo a variante da ferrovia Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), duvidou que a laje da capela, em forma oval, fosse segura o bastante para não ruir. O sr. Alberto Zille foi pessoalmente retirar o escoamento da laje e permaneceu embaixo dela, provando que a construção era segura. Esse formato foi inovador para aquela época e até hoje é motivo de orgulho para os cristianenses. As esferas que enfeitam a fachada da capela, curiosamente foram feitas artesanalmente em peças usadas no fabrico de queijo, uma ideia criativa e inusitada do sr. Alberto Zille que era proprietário de uma fábrica de laticínios em Cristiano Otoni. 



Clique na foto e conheça a Capelinha Nossa Senhora da Guia






Fonte: Livro 50 anos da paróquia Santo Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário