sábado, 10 de janeiro de 2015

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Todos(as) estão convidados(as) para participar com a gente da festa em homenagem a São Sebastião.
O tríduo será nos dias 15, 16 e 17, com celebração na Matriz de Santo Antônio, às 19h. Na quinta-feira, após a Missa, será feito o levantamento do mastro.
Todos os dias, após a celebração, haverá também barraquinha e show com talentos da terra.
No domingo, dia 18, a celebração será às 9hs, seguida de procissão. A partir de 10hs acontece o grande leilão de São Sebastião. Será servido o almoço para quem desejar. Quem quiser garantir com antecedência, pode procurar os coordenadores de pastoral e das comunidades, ou na secretaria paroquial.



No dia 31, após a Missa das 19hs, teremos uma "ação entre amigos", no salão paroquial. Também as cartelas poderão ser adquiridas com coordenadores e na secretaria.

COMEÇAR DE NOVO...

 

Nosso grande poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade, expressou de maneira muito feliz a experiência do Ano Novo. Tudo continua como antes. Nada muda lá fora. Mas dentro de nós se realiza a mudança. O fato de se 'fatiar' o tempo em anos dá a sensação de que algo se encerra e podemos recomeçar. Isso é bom. Somos desafiados a rever o que passou e planejar o que vem pela frente.
Isso nos leva a agradecer pelo que conseguimos e fazer projetos para o futuro. Reacende a esperança. Reaviva a chama. Nos põe a caminho.
Nossa paróquia celebrou com gratidão e esperança o Ano Novo. Uma liturgia muito bonita e simbólica.
A festa é dedicada a Maria, mãe de Jesus e nossa. Nada melhor que começar uma nova etapa no colo da Mãe. A liturgia falava da bênção que Deus oferece ao seu povo. "O Senhor te abençoe e te guarde". Era também o Dia Mundial da Paz, no ano da Paz. Sonho antigo e sempre novo. Paz interior, paz com o próximo, paz com Deus, paz na humanidade. No meio de tantos conflitos, tanta intolerância, a proposta é de fraternidade universal, de perdão, de amor ao próximo, receita para a verdadeira Paz.
Desejamos a todos(as) um feliz Ano Novo. Mas, sobretudo, queremos ser instrumentos da paz, pois esse é um dos caminhos para se ter um ano melhor.

ADVENTO: tempo de espera e construção

A paróquia procurou viver bem o tempo de preparação para a grande festa do Natal do Senhor. Tempo de gestação do novo. O presépio foi uma forma de representar essa construção. Ele foi montado aos poucos. Primeiro só o deserto, lugar que esconde a vida a ser revelada. Aos poucos foi surgindo o verde, os profetas, os animais, João Batista, Maria, José. As luzes foram ficando mais intensas. A coroa do Advento foi mostrando como a Luz de Cristo ia também penetrando a nossa vida e o nosso coração. 
A celebração foi o momento forte de abrir as portas para Jesus entrar e permanecer. Agora, aos poucos as luzes da cidade e das casas vão se apagando, mas a Luz de Deus continua bonita em nosso coração, para também ser espalhada e levada aos nossos ambientes. A ceia passou, mas o espírito de fraternidade permanece. Deus nos ofereceu o maior presente: Jesus. Agora é a vez de cada um(a) de nós ser um presente para todos e todas que Deus coloca em nosso caminho.