quinta-feira, 30 de julho de 2015

Shalon
Inicia-se hoje mais uma Jornada de Shalon. Além dos 7 jovens irão participar alguns auxiliares de nossa comunidade. 
Uma bela celebração encerrará esta Jornada no domingo, quando os jovens retornarão, renovados no amor de Cristo.


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Visista de Nossa Senhora pelas ruas da cidade


Com muita emoção e alegria, os moradores de nossa cidade recebem a Imagem Peregrina na visita as suas ruas, que estavam todas enfeitadas mostrando a satisfação e fé dos paroquianos em receber Nossa Mãe.E se você não tem a programação das visitas pelas ruas, entre em nosso Blog e fique por dentro de toda a festividade! 

Clique aqui e confira as fotos em nossa galeria!

 

terça-feira, 28 de julho de 2015

Semana Nacional da Família



09 a 15 de agosto 2015
                                                      

O amor e a nossa missão: A Família plenamente viva.


Dia 09 – 8h30min: Celebração Eucarística na comunidade São Pedro “Homenagem aos Pais”.

Dia 10 – 19h: Celebração na Matriz Benção especial para os idosos
Comunidades convidadas: Olhos d água, Engenho Velho
Equipe de canto: Divina Luz

Dia 11 – 19h: Celebração na Matriz Benção especial para Viúvos e Famílias mono parental (pessoas que moram sozinhas).
Comunidade convidada e equipe de canto: Cana do Reino

Dia 12 – 19h: Celebração na Matriz Benção especial para as Crianças.
Comunidade convidada: Cabeça d anta.
Equipe de canto: Crianças

Dia 13 – 19h: Celebração na Comunidade São Caetano, inicio da Festa do Padroeiro.

Dia 14 - 19h: Celebração na Matriz. Ação de graças aos Jovens que completam 15 anos em 2015
Convidados: Grupo de Jovens.
Equipe de canto: Coral Santo Antonio.

Dia 15 19h: Celebração na Matriz Benção especial para os casais Jubilares, 25 e 50 anos de casamento e Famílias Jovens 
Convidados: Casais Jubilares e Famílias Jovens.
Equipe de canto: Coral Santo Antonio.

Encerramento da Semana Nacional da Família

Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

A chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa cidade , nesse domingo, foi emocionante e cheia de fé. Após a carreata por algumas ruas, aconteceu a Celebração na PRAÇA  da Matriz. Lindo momento  abrilhantado pelo grupo de Congado, que nos ofereceu a oportunidade de reviver a tradição dessa homenagem folclórica. Nossa comunidade está vivendo momentos de muita fé ,graça e emoção.  

Nossa Senhora Aparecida , rogai por nós!Confira as fotos em nossa galeria !!!


domingo, 26 de julho de 2015

Visita Da Imagem Peregrina 
de Nossa Senhora Aparecida

(de 26 de Julho a 02 de Agosto de 2015)

Após o Tríduo Preparatório inicia-se hoje a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa cidade.
A acolhida da imagem será neste domingo, onde a mesma saíra as 17:30h da cidade de Queluzito, com destino a cidade de Cristiano Otoni, onde acontecerá a celebração campal em frente a Matriz de Santo Antônio.
A imagem peregrina ficara em nossa comunidade até o próximo domingo, dia 02/08/15 e irá visitar as comunidades cristianenses neste período.



Vamos participar deste momento de fé e, que Nossa Senhora Aparecida nos abençoe!

Tríduo Preparatório

É com muita alegria que encerramos  o Tríduo Preparatório para acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, inciado no dia 23 de julho ate o dia 25 de julho .Em nosso 1° dia o tema foi MARIA SERVIDOORA DO POVO DE DEUS NA OBRA DA EVANGILIZAÇÃO e contamos com a presença do seminarista Gilcimar e com as comunidades de: Água Limpa, São Caetano e Vassouras e a participação das crianças. No 2° dia o temo foi MARIA, MÃE DO SENHOR E MÃE DA IGREJA com o seminarista Harley e as comunidades de: Cabeça Dantas, Engenho e Olhos d’ água e a participação da terceira idade. O 3° dia contou com a presença das comunidades da Jacuba, Cana do Reino e Pinheiros. O tema deste dia é: MARIA, DISCÍPULA DE JESUS NO ANÚNCIO DO EVANGELHO.
Nossa Senhora rogai por nós !!! 


Confira as fotos em nossa galeria !!!


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Celebração Matrimonial de: Wallison e Adriele

Que o Senhor esteja para sempre entre vocês, abençoando esta união e fortalecendo a família. Que os frutos deste enlace sejam igualmente abençoados para as futuras gerações. Felicidades aos noivos!


Comunidade Cabeça Dantas



Aconteceu no dia 19-07, na Comunidade de Cabeça Dantas, uma celebração eucarística para marcar o início das atividades em prol da construção da Capela de Nossa Senhora Aparecida. Foi uma linda celebração, a Equipe responsável está de parabéns pela organização. Tudo transcorreu em perfeita harmonia,onde tivemos oportunidade de reencontrar amigos e confraternizarmos num ambiente alegre e descontraído. 
Confira as fotos em nossa galeria! 

Nossa história


A Capela de Nossa Senhora da Guia (antiga) pertenceu à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Conselheiro Lafaiete. Anos depois de já construída a Igreja de Santo Antonio, pelo início do Século XX, passou a pertencer à Paróquia de São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete. Padre Sebastião Moreira atendeu aqui; alguns anos depois, o Padre Antonio Ferreira, até que entre 1942 e 1943 chegava aqui o Padre Benjamim Araújo, com residência em Cristiano Otoni, atendendo também Santana do Morro do Chapéu (atual Santana dos Montes). A Capela de Santo Antonio pertencia à Paróquia de Sant’Ana. Depois o Pároco passou a atender Glória (atual Caranaíba); então a Paróquia de Nossa Senhora da Glória passou a ser a sede da Capela de Santo Antonio. No princípio da década de 1950, chegava em Cristiano Otoni um novo Padre: Pe. José dos Santos Gomes (Pe. Santos) que reuniu as lideranças da comunidade para logo dar início à construção de uma torre na Igreja Matriz. Em meados da década de 1960 foi criada a Paróquia de Santo Antonio. O Pároco era Padre Manoel Mendes. No princípio da década de 1970, ele deu lugar ao Monsenhor Raul Coutinho, que ficou até 1981, quando assumiu, por alguns meses, o Padre José Ferreira, até a vinda do Padre Humberto Van Aacken, em 1982. Após três anos, o Pároco passou a ser Padre Oscar de Oliveira, que ficou até 1989, quando assumiu o Padre José de Oliveira Valente. Em 1993 foi nomeado o Padre Jean, que ficou um ano, assumindo em seguida o Padre Henrique Batista, que ficou até o ano 2000, neste ano foi nomeado o Padre Marco Antonio Mappa, este permaneceu à frente da Paroquia até junho de 2011 quanto foi nomeado o Padre José Antônio que permaneceu até 2016, neste ano foi nomeado Padre José Custódio de Assis que permaneceu até 2020, neste ano foi nomeado Padre Geraldino Mendes Pacheco nosso atual Pároco.


domingo, 19 de julho de 2015

Grupo De Comunicação da Paróquia Santo Antônio



Na última quinta-feira, dia 16 de Julho de 2015, reuniram-se um grupo de paroquianos, para compor o Grupo de Comunicações da Paróquia de Santo Antônio.

Dentre as atribuições do grupo, os seus representantes serão responsáveis pela manutenção e atualização do Blog e do Facebook da Paróquia.



Que Nosso Pai Eterno ilumine os nossos trabalhos!





segunda-feira, 13 de julho de 2015

Apostolado da Oração. 


Aconteceu na tarde do dia 12 deste mês, um momento de espiritualidade para o Apostolado da Oração. Pautados pelo tema: A humildade e a mansidão do Coração de Jesus, os participantes puderam partilhar e refletir sobre o papel de cada um na vida da Igreja. Momento forte, deste encontro, foi a Hora Santa, realizada ao término das atividades.

Nosso agradecimento aos membros do Apostolado pela presença e as pessoas que ajudaram na organização, animação e dinamização do encontro. 

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós! 






Confira as fotos em nossa galeria!


























quarta-feira, 8 de julho de 2015




Ouça toda semana o programa “A Voz do Pastor”, que traz a leitura do evangelho dominical e uma mensagem do Sr. Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Acesse: www.arqmariana.com.br



domingo, 5 de julho de 2015

Tarde de Espiritualidade para o 

Apostolado da Oração


No dia 12 deste mês, acontecerá em nossa paróquia uma tarde de espiritualidade para o Apostolado da Oração. Convidamos a todos os membros do Apostolado, zeladores e zelados, para este momento de Fé e oração. O encontro será ás 14hs no Salão Paroquial da Matriz. Venha rezar conosco!




Jesus manso e humilde de Coração.
Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! 
Batizados
Sacramento da Iniciação Cristã

Neste domingo nossa comunidade paroquial acolheu com alegria mais 9 crianças que receberam o sacramento do Batismo. A celebração, como de costume, foi realizada na Comunidade São Pedro dentro da Missa das 8:30hrs. 

Nos alegramos com estes novos membros da comunidade eclesial, e aproveitamos para agradecer a todos que vieram rezar conosco. Desejamos a essas crianças, bem como aos seus familiares e padrinhos, muitas bençãos e paz da parte de Deus. 

Deus seja louvado!

Sobre a encíclica do Santo Padre, o Papa Francisco, vale a pena conferir o artigo do Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). 

Laudato Si'

A Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o meio ambiente, foi escrita com a visão intelectual de um grande profeta, com a preocupação com os pobres e como um ato de questionamento à indiferença dos poderosos. Já surgiu como libelo clássico, que permanecerá na história dos esforços voltados à conservação da vida na face do planeta Terra.

Trata-se de uma encíclica para todos, não apenas para os cristãos. Com ela, Francisco lavra mais um tento na sua já longa lista de intervenções fundamentais sobre os problemas do mundo contemporâneo. Pela primeira vez a Igreja publica um documento oficial exclusivo sobre questões do meio ambiente e da sua salvaguarda.
A atual cultura digital dos celulares e computadores nos distancia em excesso das maravilhas do mundo natural. Ao longo dos séculos, muitos homens e mulheres da Igreja e cristãos em geral levaram em consideração o tema do respeito à vida e à natureza, a começar por São Francisco de Assis, citado no próprio título da encíclica. Ele foi extraído do célebre “O Cântico das Criaturas”, obra-prima poética atribuída ao santo de Assis. Mas esse documento faz parte do Magistério (ou seja, do ensinamento) da Igreja. Representa a voz oficial da instituição católica e está impregnado da sua autoridade. A encíclica foi escrita pelo Papa Francisco, que chamou para assessorá-lo um grande número de especialistas e cientistas.
Mas – a premissa é obrigatória – não se trata de um documento científico, e sim de um repto espiritual que convida antes de tudo a uma “conversão ecológica”. A salvaguarda do ambiente é coligada à justiça em relação aos pobres e à solução dos problemas causados por uma economia que persegue apenas o lucro. As três questões não podem ser dissociadas e, com efeito, o tema ambiental é tratado por Francisco num contexto mais amplo, o da doutrina social da Igreja.
O ponto de partida é a análise dos dados científicos, mas Papa Francisco não deseja intervir no debate científico ou estabelecer em qual porcentagem o aquecimento global seja causado pelas atividades humanas. Esses temas constituem apanágio apenas dos cientistas. O pontífice explica que “existe um consenso científico muito consistente que indica estarmos diante de um preocupante aquecimento do sistema climático mundial”, devido em sua maior parte à grande concentração de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta. A humanidade deve “tomar consciência da necessidade de mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo”.
O Papa também toma em consideração o derretimento dos gelos e a perda da biodiversidade. Os impactos mais pesados “provavelmente recairão nas próximas décadas sobre os países em via de desenvolvimento”. “Portanto, tornou-se urgente e imperativo o desenvolvimento de políticas, de modo que nos próximos anos a emissão de gás carbônico e de outros gases poluidores se reduza drasticamente”.
O quadro descrito por Francisco no primeiro capítulo da sua encíclica é deprimente: deterioração da qualidade da vida humana e degradação social. O ponto de vista do pontífice é o de um teólogo: Francisco recorda que “o ambiente humano e o ambiente natural se degradam juntos”, atingindo, sobretudo, os mais frágeis. Problemas que “não encontram suficiente espaço nas agendas do mundo”. As palavras de Francisco não admitem panos quentes: a seis meses da próxima conferência sobre o clima, que será realizada em Paris, o pontífice convida os grandes da Terra a mudar o tom e o conteúdo do discurso, a dar relevantes passos à frente. Ele denuncia “a debilidade da reação política internacional” e afirma que “muito facilmente o interesse econômico prevalece sobre o bem comum e manipula a informação para que seus projetos e interesses sejam protegidos”.
Existe um “débito ecológico” entre o Norte e o Sul: “O aquecimento causado pelo enorme consumo de alguns países ricos acarreta repercussões nos lugares mais pobres da Terra”. Os países desenvolvidos devem contribuir para resolver esse débito ecológico. Como? O pontífice sugere limitar “de modo importante o consumo de energia não renovável”. Enquanto os países mais pobres “têm menos possibilidade de adotar novos modelos de redução do impacto ambiental”. Tais situações requerem um “sistema normativo que inclua limites invioláveis e assegurem a proteção dos ecossistemas”.
“Os poderes econômicos continuam a justificar o atual sistema mundial, no qual prevalecem uma especulação e uma busca da renda financeira”, hoje “qualquer coisa que seja frágil, como o meio ambiente, fica indefesa diante dos interesses do mercado divinizado, transformados em regra absoluta”. Diante do exaurimento de alguns recursos vai-se criando “um cenário favorável para novas guerras, mascaradas como sendo nobres reivindicações”. A política deveria estar mais atenta, mas “o poder coligado com a finança” resiste a esses esforços.
O Santo Padre reconhece que existe diversidade de opiniões sobre a situação e sobre as possíveis soluções. Cita dois extremos: quem sustenta que “os problemas ecológicos serão resolvidos simplesmente com a aplicação de novas técnicas, sem considerações éticas nem mudanças de fundo”. E quem considera que “a espécie humana, não importa qual seja a sua forma de intervenção, só poderá ser uma ameaça e comprometer o ecossistema mundial, de modo que é conveniente reduzir a sua presença no planeta”. Sobre várias questões concretas, a Igreja “não tem motivo para propor uma palavra definitiva”, basta, no entanto, “observar a realidade com sinceridade para ver que existe uma grande deterioração da nossa casa comum”.
Mas a Encíclica não faz nenhuma concessão ao afirmar a responsabilidade moral dos homens que – com os seus comportamentos – influem sobre o meio ambiente, a poluição, o aquecimento global e – em última análise – de como poderemos impedir tudo isso. O Papa conclama a todos para uma conversão ecológica. Instiga a mudarmos de rota: a nos empenharmos pela salvaguarda do ambiente, da nossa casa comum. 

fonte: CNBB 

quarta-feira, 1 de julho de 2015