quarta-feira, 19 de junho de 2019

Coral Santo Antônio


HISTÓRICO DO CORAL SANTO ANTÔNIO

Junho de 1983. Diante da falta de um grupo de canto para animar a missa das dez horas das manhãs de domingo, um dos atuais integrantes, José Luiz Pereira, tomou a iniciativa de convidar algumas pessoas e formar um coral composto apenas por vozes masculinas. Reunido o grupo e ensaiando no Salão Paroquial, o Coral Santo Antônio estreou na missa do dia 19 de Junho daquele ano. Depois da saída do Pe. Humberto, pároco naquela época, assumiu a paróquia o Pe. Oscar, que também era responsável pelas cidades de Casa Grande e Queluzito e a missa das dez foi transferida para o sábado às 19 horas e junto com ela o Coral Santo Antônio, permanecendo neste horário até os dias atuais.
O grupo conta atualmente com cerca de 15 participantes e um acervo com mais de 1.600 músicas, sendo, cerca de 40% delas de autoria do Pe. Zezinho scj, compositor com o qual o Coral mais se identifica, além de algumas de autoria dos próprios integrantes.
Já participaram de celebrações em outras cidades e distritos como Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Belo Horizonte, Buarque de Macedo, Caranaíba, Casa Grande, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Piranga, Queluzito, Santana dos Montes e Senhora das Dores. Apresentaram também em outros eventos como jantares e festas em praça pública, executando músicas populares.
Nestes 36 anos de existência do Coral, além dos citados Pe. Humberto e Pe. Oscar foram párocos também Pe. Valente, Pe. Jean, Pe. Henrique, Pe. Mappa, Pe. José Antônio e atualmente Pe. José Custódio.

Na primeira missa as músicas cantadas foram:
Entrada – Eu Vim Aqui Senhor (autoria do maestro Dequinha);
Aclamação – Vai Falar no Evangelho;
Ofertório – Aceita, Senhor;
Santo – Missa em Sol Maior (autoria do maestro Dequinha);
Comunhão – Tu És Jesus;
Final – Retorno (Eu Queria Voar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário