sexta-feira, 18 de maio de 2012

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS - 2012


“Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf 1Cor 15, 51-58)

O objetivo principal do tema é refletir mais profundamente sobre o que significa “vencer” e “perder”, especialmente considerando o modo como a linguagem de “vitória” é tão frequentemente entendida em termos de triunfalismo. Mas Cristo nos apresenta um caminho bem diferente! Precisamos olhar para os perdedores, aqueles que constantemente sofrem derrotas porque lhes é negada a vitória por causa de várias condições e circunstâncias.
Quando os discípulos de Jesus entraram em disputa sobre “quem era o maior” (Mc 9,34) Jesus foi muito simples: “quem quiser ser o primeiro seja o último de todos e servo de todos” (Mc 9,35). Essas palavras falam de vitória através do serviço, da ajuda mútua, promovendo a autoestima daqueles que são os “últimos”, os esquecidos, os excluídos.
É em sua vida, ação, ensinamento, sofrimento, morte e ressurreição que desejamos buscar inspiração para uma vitoriosa vida de fé que se expressa no compromisso social em espírito de humildade, serviço e fidelidade ao Evangelho.
Essa “vitória” só é possível através de uma transformação espiritual, uma conversão. A unidade pela qual oramos exige renovação de formas da vida eclesial com as quais estamos familiarizados. Exige uma disposição de renunciar à competição entre nós. Precisamos nos abrir uns aos outros, oferecer e receber dons uns dos outros. Cristo abraça a todos, independentemente de vencer ou perder.

MOMENTO CELEBRATIVO
Chegada – momento de silêncio –  pequeno mântra:
Onde reina o amor/ fraterno amor. Onde reina o amor/ Deus aí  está... (ou outro à escolha)
Hino: Nós estamos aqui reunidos/ como estavam em Jerusalém/ pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem...
Dir: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
D: Escutem, vou dar-lhes a conhecer um mistério. Nós não morreremos todos, mas todos seremos transformados.
Ass: Rendamos graças a Deus, que nos dá a Vitória pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
D: Deus de bondade, por meio de Jesus nos dizes que aquele que quiser ser o primeiro deve tornar-se o menor e o servo de todos. Viemos à tua presença, sabendo que nossa vitória é conquistada através da fragilidade da cruz. Viemos orar para que a tua Igreja seja una. Ensina-nos a aceitar humildemente essa unidade como dom do teu Espírito. Através desse dom, converte-nos e transforma-nos para que sejamos mais semelhantes a teu filho Jesus Cristo.
A: Amém.

Pedido de perdão
D: Deus de bondade, apesar da unidade que recebemos em Cristo, persistimos em nossa desunião. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Endurecemos nossos corações ao ouvir o evangelho. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Falhamos na tarefa de servir-te em nossos irmãos e irmãs. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Que o Senhor Todo misericordioso tenha piedade de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!
A: Amém.
Palavra de Deus
Escolher uma -  Hab 3,17-19; 1Cor 15, 51-58; Jo 12,23-26 - (Silêncio e partilha)
Preces
D: Unidos em Cristo que nos dá a vitória, oremos a Deus:
Pela Igreja, o corpo de Cristo, para que possamos verdadeiramente viver a unidade que recebemos através do Espírito Santo. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Pelas lideranças das Igrejas, para que possam ser fiéis à unidade à qual todos os cristãos são chamados. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Pelas nações do mundo, para que possam viver em paz umas com as outras e promover a justiça para todos. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Senhor, fica no meio de nós e concede-nos unidade e paz.
A: Amém.
Pai nosso...
Bênção final e despedida

Nenhum comentário:

Postar um comentário