terça-feira, 29 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS DA CATEQUESE PAROQUIAL


     De 21 a 26 deste mês, celebramos em nossa Paróquia ( Sto. Antônio - C. Otoni), a I Semana Catequética para refletir sobre a FÉ. Foi um momento abençoado e muito inspirado.
                   A cada dia, num movimento crescente, fomos ouvindo, estudando e comentando a Palavra de Deus, de modo especial Hebreus 11. Fomos , claro, iluminado pelo Espírito Santo, acompanhados pela orientação inteligente de Pe. José Antônio ( na 5a feira), pelo Harley ( na 4a feira),pelo Jean( na 6a) e na segunda, Gilsimar nos ajudou a falar de nossa catequese como catequista e representando a família, Mírian nos ajudou a crescer na prática de fazer ecoar a Palavra de Deus. 
              Estiveram conosco, perseverantes, marcando presença, de modo muito amável AS CATEQUISTAS: MARLI, NAIARA, RENILDES, LÍLIAN, VANESSA, CÉLIA, LUCIENE, CARMEN, SIRLENE, CIDINHA, ISABELA, ROSELI e as meninas NAIANE E ARIADNE. 
VALEU PESSOAL! QUE DEUS ABENÇOE A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO.



DE MODO ESPECIAL, AGRADECEMOS A PE. JOSÉ ANTÔNIO PELA CONFIANÇA E APOIO.
 Coordenação da Dimensão Bíblico Catequética da Paróquia de Santo Antônio.







              

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Andou fazendo o bem…


Algumas frases da bíblia mexem mais com a gente. E uma que sempre me toca é a de Pedro, nos Atos dos Apóstolos, quando fala sobre o batismo de Jesus: “Ele andou por toda a parte, fazendo o bem” (At 10,38). Pra mim, isso resume a vida de Jesus. E deve ser o resumo da nossa vida. Há coisa melhor que fazer o bem? Como é bom sentir que a gente fez bem a alguém! E como machuca saber que, mesmo involuntariamente, a gente fez mal a uma pessoa!…
O texto acima faz parte da liturgia da Palavra na festa do Batismo de Jesus, que marca o enceramento do ciclo do Natal e o começo do Tempo Comum. A celebração traz mensagens muito bonitas e muito ricas. Vale a pena registrar alguns pensamentos e refletir.
Jesus foi batizado, ungido pelo Espírito e saiu fazendo o bem e curando. O primeiro passo foi mergulhar nas águas do Jordão. Ele quis se lavar. Não tinha nada que o sujasse, mas quis mostrar a importância do gesto. Estamos ainda bem no início do ano. Pra começar bem, uma atitude importante é dar uma lavada em tanta coisa que está fazendo mal. Ao longo do ano a gente acaba acumulando a poeira de muitos sentimentos nocivos, relações infelizes, atitudes impensadas, pendências mal resolvidas… Vale a pena dar um banho em tudo isso e substituir por um perfume suave que nos deixe melhores e faça bem a quem convive com a gente.
O Evangelho diz que, enquanto Jesus era batizado, ouviu-se a voz do Pai que dizia: “Tu és meu filho amado. Em ti me comprazo” (Lc 3,. Podemos dizer que Jesus é um filho que dá prazer ao Pai. Nós também somos filhos e filhas que Deus ama com todo carinho. Vale a pena levar uma vida que também dê alegria ao Pai.
Isaías (42,1-7) lembra algumas atitudes do Filho que dão prazer ao Pai. Uma delas é não “levantar a voz”. Quem tem argumentos não precisa gritar. Além disso, ele “não quebra a cana rachada e nem apaga o pavio que ainda fumega”. É importante descobrir o que há de bom, incentivar, encorajar, animar, comunicar esperança, ser otimista… Valorizar o que se tem, cuidar do que está fraquejando, dar alento, confortar. A imagem do profeta é muito bonita. Se há uma pequena luz, um pouco de esperança, dentro de nós ou no outro, é preciso aproveitar e reavivar a chama.
Ele não vai sossegar enquanto não vir a justiça acontecer (v. 4). Temos muito a aprender com esse servo de Javé. Vencer o comodismo, a indiferença, o derrotismo, o medo. Buscar a justiça sempre e com coragem. Não se cansar. Não desistir. Enquanto cristãos e cristãs, somos convidados a ter “os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5). Tudo o que fazemos deve ter um pouco de nós e um pouco de Cristo. Paulo Apóstolo, certamente inspirado pela parábola da videira e dos ramos (Jo 15), diz que, pelo batismo, somos “enxertados em Cristo” (cf Rm 11,16ss). Quando um broto é enxertado no tronco de outra planta, passa a receber a seiva daquela raiz, daquele tronco. Seus frutos são uma mistura do que ele é com aquilo que a outra planta é. Se recebemos o batismo, nossas atitudes, nossas palavras, nossos gestos devem ser ‘cristianizados’. Devem revelar o jeito de Jesus.
Pedro, no texto dos Atos, diz que Jesus saiu também curando os que estavam dominados pelo mal. A tentação faz parte da nossa vida. O mal está sempre nos rodeando. E, de alguma forma, está dentro de todos nós. Todos carregamos em nós anjos e demônios. Mas a expressão de Pedro é clara. O ruim é quando somos ‘dominados’ pelo mal. Quando o demônio fala mais alto. Quando nossas atitudes revelam mais o lado do mal. Aí, precisamos mesmo de cura. Primeiro nos curar, para que o Espírito bom domine em nós, aponte a direção e mova nossas atitudes. Depois, fazer algo por aqueles onde o mal ainda domina. Ou onde a dor é grande e a cruz pesa. Todos podemos curar corações feridos. Um gesto de atenção e de carinho, uma oração, um sorriso, um abraço, uma palavra amiga, uma mensagem… Algo que possa dizer: eu estou aqui e me importo com você.
Viver o batismo é isto: lavar-se do que faz mal, perfumar-se com o bem (o óleo do Crisma é perfumado), enxertar-se no tronco da Vida, produzir bons frutos, comprometer-se com a justiça, sair por aí fazendo o bem…
Padre José Antônio de Oliveira

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro

Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
“Dentro do sentido da palavra ‘acolher’ está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.
Na arquidiocese de Aparecida (SP), o lançamento da CF 2013 será no dia 31 de janeiro, em Guaratinguetá. A abertura será feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.
Em Natal
A programação de lançamento nacional será em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.
O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação da arquidiocese em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.
O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.
Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.
Segundo o padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.
 Fonte: CNBB

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Terceiro dia da visita dos síbolos da JMJ


 
Os símbolos nos remetem a alguma coisa, reflexões que devemos fazer. Nestes dias recebemos a visita das réplicas da Cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude que este ano acontece no Rio de Janeiro e tem a pretensão de reunir mais de dois milhões de jovens de todo o planeta.  Durante a passagem, aconteceram reflexões, orações, via-sacra. Momentos que nos levam a pensar sobre a juventude do mundo atual, fazendo um paralelo à que vivia num passado bem recente. Uma reflexão aprofundada dos perigos e acima de tudo do espaço que a juventude precisa é necessário e urgente, para se buscar alternativas, mas que o mundo cresça cada vez melhor. Uma evangelização atenta aos anseios da nova geração, sem perder sua essência, só vai acontecer se todos nós unirmos em prol da causa.  Os símbolos continuam sua caminhada levando a reflexão, de nossa comunidade, ela foi para Casa Grande e depois irá para Queluzito, encerrando a visita pela Região Oeste.
“Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!”

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comunidade São Caetano recebeu também os símbolos da JMJ




Paróquia Santo Antônio recebe os símbolos da JMJ


Neste domingo dia 6 de janeiro nossa comunidade paroquial recebeu com alegria os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que irá acontecer de 23 à 28 de julho deste ano.



Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

Batizados dia 6 de janeiro

Cinco crianças foram batizadas neste domingo dia 6 de janeiro na Igreja São Pedro. A consagração das crianças foi feita diante do Ícone da JMJ, o quadro de Nossa Senhora, que visita nossa comunidade.