quarta-feira, 27 de março de 2013

Papa Francisco vai lavar os pés de jovens detentos de várias nacionalidades e religiões



O papa Francisco vai lavar os pés de 12 jovens de várias nacionalidades e religiões na celebração da tarde de Quinta-feira Santa, dia 28, marcada este ano para um centro de detenção para menores, em Roma. O Serviço de Informação do Vaticano (VIS) revelou nesta terça-feira que a celebração será “muito simples” e tem um “caráter íntimo”, por vontade expressa do próprio papa, sem transmissão televisiva em direto e presença de jornalistas limitada ao exterior do Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, que Bento XVI também visitou em 2007.
A escolha do local da missa, anunciada na última quinta-feira, foi explicada pela Santa Sé como uma continuação do “ministério como arcebispo de Buenos Aires” do cardeal Bergoglio, hoje o papa Francisco, que “costumava celebrar numa prisão ou num hospital ou em casas para pobres ou pessoas marginalizadas”. A celebração tem início marcado para as 17h30 locais e representa uma mudança relativamente ao programa habitual da Semana Santa, dado que o papa preside habitualmente a esta cerimónia na Basílica de São João de Latrão.
A ‘missa da Ceia do Senhor’ é caraterizada “pelo anúncio do mandamento do amor e pelo gesto do lava-pés”. A celebração vai contar com a participação de 50 jovens, todos do IPM, que irão proferir as leituras da cerimónia. “O papa vai lavar os pés a 12 deles, escolhidos entre várias nacionalidades e confissões religiosas”, explica a nota do VIS. Francisco terá a companhia do cardeal Agostino Vallini, vigário papal para a Diocese de Roma, e do padre Gaetano Greco, capelão no IPM.
Após a missa, o papa vai encontrar-se com os jovens e o pessoal do centro de detenção, um total de aproximadamente 150 pessoas, no ginásio da instituição, estando prevista a presença da ministra da Justiça da Itália, Paola Severino. Segundo o Vaticano, os jovens irão oferecer a Francisco um crucifixo e um genuflexório de madeira, fabricados por eles mesmos.
Confira a programação do papa Francisco para esta Semana Santa:
Quinta-feira Santa
Na Quinta-feira Santa, ele celebrará, às 9h30, a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, com a participação de cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e padres de Roma. É durante esta missa que os óleos serão abençoados, ungidos os Santos Óleos, sacramental que será usado durante todo o ano na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.
Pela tarde às 17h30, começa o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor que comemora a primeira Missa da história: a Última Ceia. O papa celebrara a missa da Ceia do Senhor na Casa de Detenção para Menores “Casal del Marmo”. Ele realizará ali a cerimonia de lava pés, quando lavará e osculará os pés de 12 prisioneiros.
Sexta-feira Santa
Na sexta-feira Santa, às cinco da tarde, o papa Francisco celebrará a Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, quando haverá a adoração do Santo Lenho. À noite, às 21h15, O Santo Padre desloca-se até o Coliseu. Ali ele deverá presidir a Via Crucis, (Via Sacra) ou seja, a meditação de 14 estações que lembram momentos da Paixão de Nosso Senhor. A primeira delas é a “Condenação de Jesus por Pilatos” e as demais prosseguem até a morte e sepultamento de do Salvador.
Neste ano, as meditações para cada uma das estações foram elaboradas por dois jovens libaneses que contaram com ajuda do Cardeal Bechara Boutros Raï.
Sábado Santo
No sábado às 20h30, na Basílica de São Pedro, papa Francisco entrará em procissão com a igreja inteiramente às escuras. Na ocasião, ele deverá portar a única fonte de luz lá presente: o Círio Pascal. Dentro da penumbra o papa deverá dirigir-se para o altar, anunciando e mostrando a todos o “Lumem Christi” (Luz de Cristo) e dará início à celebração da Vigília da Pascoa.
Domingo
Na manhã de domingo, às 10h15, haverá a ultima cerimonia da celebração pascal com a presença do Pontíce. No final dela será dada a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, (Para a Cidade e para o Mundo), a segunda do Papa Francisco.
Ainda no Domingo haverá a oração mariana do Angelus, já agora com as alegrias da Páscoa: “Rainha dos céus, alegrai Vos, Alelúia!”. (JS)

terça-feira, 26 de março de 2013

Encontro de Jovens




Neste domingo dia 24 de março, na cidade de Queluzito, aconteceu o 1º Encontro da Juventude cristã do Setor 4 da Região Pastoral Mariana Oeste. Mais de 300 jovens viveram este momento. Estavam presentes jovens de Caranaíba  Casa Grande, Cristiano Otoni, Joselândia  Piranguita e Queluzito. Após um breve momento de acolhida e animação, cada cidade fez sua apresentação. Durante a Missa concelebrada pelos Padres: Afonso, Geraldo Martins, João Evangelista e José Antônio, toda a juventude participou e renovou o seu compromisso com Jesus Cristo. Que nossa juventude com muita alegria e entusiasmo possa mesmo dizer: Eis-me aqui, envia-me!



sexta-feira, 15 de março de 2013

TU ES PETRUS



Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt, 16,18).
Com júbilo, neste dia 13 de março de 2013, ouvimos a solene proclamação: Habemus Papam! Depois da renúncia de Bento XVI, a Igreja ganhou um novo pastor. Com espírito eclesial e fé, acolhemos o Papa como legítimo Bispo de Roma, sucessor do Apóstolo Pedro e Pastor de toda a Igreja.
O Evangelho nos ensina que ao Apóstolo Pedro disse Jesus: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt, 16,18). A ele o Senhor entregou as chaves do Reino dos Céus: “O que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19). Ele foi constituído o pastor do rebanho: “Apascenta os meus cordeiros; apascenta as minhas ovelhas” (cf. Jo 21,15-17).
Neste Ano da Fé, é bom recordar o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica que  retoma os ensinamentos do Vaticano II: “O Papa, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis. Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude do seu múnus de Vigário de Cristo e Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal” (CIgC, n. 882).
Em nossa visão de fé, que nos leva a enxergar para além do que aparece e penetrar no âmago da realidade, podemos afirmar com profunda convicção que a escolha do Cardeal Jorge Mario Bergoglio para o supremo pontificado não foi simplesmente o resultado dos cálculos humanos e das estratégias e articulações do Colégio Cardinalício. Por mais que entrem critérios humanos, as decisões que implicam a vida e a missão da Igreja contam, sem dúvida, com especial intervenção de Deus. O Espírito do Senhor atua por meio de pessoas, situações e realidades humanas, pois, “a Causa Primeira age através das causas segundas”.
Com o coração agradecido, louvamos a Deus por nos ter dado o Papa Francisco a quem expressamos respeito, obediência e reverência. A Igreja particular de Mariana reafirma sua total adesão ao Magistério do Sumo Pontífice e sua plena comunhão com o Sucessor de Pedro.
Mariana, 13 de março de 2013
+Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo Metropolitano

quarta-feira, 13 de março de 2013


Habemus papam: argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco

Cardeal se torna o primeiro papa latino-americano da história. Novo papa foi eleito após dois dias de conclave realizado por 115 cardeais eleitores na Capela Sistina, no Vaticano

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito  o novo papa, anunciou nesta quarta-feira o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio, que adotou o nome de Francisco e se tornou o primeiro papa latino-americano da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .







Pastoral da Juventude lança pesquisa para traçar o perfil da juventude da Arquidiocese de Mariana


A frente de intervenção sociopolítica da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana está iniciando uma pesquisa que visa conhecer o perfil de atuação social da juventude em suas comunidades. A pesquisa é voltada para os jovens que residem no território compreendido pela Arquidiocese de Mariana e será feita por intermédio da internet.
Segundo a equipe idealizadora, a pesquisa foi pensada para ajudar a trabalhar um dos desafios levantados na última assembleia da PJ, ocorrida em 2011. O desafio em questão trata-se da atuação social da juventude na Igreja e na sociedade. Abaixo você confere a carta explicativa da pesquisa.
Clique aqui para participar da pesquisa.
À juventude da Arquidiocese de Mariana, Paz e bem!
No ano de 2010 foi realizada a 9ª Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (Nona) com o tema “Pastoral da Juventude: Caminho e Missão”. Nessa assembleia refletimos sobre as conquistas, as lutas cotidianas e as ações a serem tomadas em favor da juventude.
Sabemos que o período juvenil é uma época de desafios, onde devemos escolher se seremos apenas vítimas das dificuldades da vida ou seres transformadores da realidade. Um dos desafios discutidos na Nona foi a atuação social dos jovens em nossa Arquidiocese, seja ela nas pastorais ou conselhos da igreja, nas instâncias de controle do poder público, nas ONG’s, nas organizações de cultura e arte ou demais formas de organização coletiva.
Enfim, como anda nossa vida comunitária enquanto jovens? Para responder a esta pergunta precisamos nos conhecer. Quem somos, onde e com quem moramos? Como e onde nos informamos? Como nos relacionamos com as pessoas e com o ambiente? Como lemos, criticamos e intervimos em nossa realidade? Observar estes e outros elementos nos ajuda nesta tarefa.
Dessa forma, com o objetivo de traçar o perfil dos jovens de nossa realidade, a Frente de Intervenção Sociopolítica da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana elaborou um questionário para a juventude e convida você, jovem, a ser um colaborador para definirmos o nosso rosto. Através deste vamos nos aprofundar no paradoxo entre o que somos e o que podemos ser individual e coletivamente.
O filósofo grego Sócrates dizia que uma vida não examinada não vale a pena ser vivida. Observando esta máxima tenhamos a certeza de que o exame da nossa realidade não a torna melhor ou pior, mas apenas a descobre, conhece e nos informa.  E a descoberta, o conhecimento e a informação é o que pode dar forma mais sólida e segura, nos levar muito mais além.
Frente Sociopolítica da Pastoral da Juventude Arquidiocese de Mariana

Diácono Sérgio será ordenado presbítero em abril
O diácono Sérgio José da Silva convida para a sua ordenação sacerdotal que será realizada no próximo dia 6 de abril, na Praça Santo Amaro, em Brumal (distrito de Santa Bárbara). A Celebração Eucarística na qual, pela oração consecratória e imposição das mãos de dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo metropolitano de Mariana,  será ordenado, terá início às 10 horas.

quinta-feira, 7 de março de 2013

5ª Semana Social Brasileira



Preparação para a 5ª Semana Social Brasileira ganha destaque durante reunião do CAP
Como um dos destaques durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizada nesta quarta-feira, 20, em Mariana, os preparativos para a 5ª Semana Social Brasileira (2 a 5 de setembro) foram apresentados pela coordenação arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica.
Desde agosto do ano passado a Arquidiocese de Mariana tem se mobilizado para organizar este evento nas regiões pastorais, municípios, paróquias e comunidades. Apontadas como uma das prioridades durante a realização da 20ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, é de extrema importância que seja realizada em todos os municípios e paróquias da arquidiocese, nesse ano de 2013, a Assembleia Popular ou da Dimensão Sociopolítica, visando a Semana Social Brasileira.
Para melhor auxiliar esse trabalho, a Dimensão preparou um material, fruto de várias reuniões, encontros e debates que você pode conferir clicando aqui.
Veja outros materiais:
Slides (5ª Semana Social Brasileira - O Brasil que temos e queremos)