quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pedra por pedra


Aproximando-se da solenidade de São Pedro, vale a pena conferir o artigo escrito pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Tavera, intitulado: Pedra por pedra.


Pedro vem de pedra, Pedro vem de Simão, Simão, irmão de André, Simão companheiro de Paulo, Pedro escolhido para confirmar os irmãos. Pedro, homem escolhido para fundamento, ponto de unidade, ainda que limitado e fraco. Apenas uma brincadeira com as palavras? Uma realidade, diante da qual nos inclinamos respeitosos, pela grandeza da obra realizada por Deus. Celebramos a Festa de São Pedro, e com ela a unidade e a missão da Igreja.
 Hoje, o Sucessor de Pedro tem nome de Francisco, e Francisco, o de Assis, encontrou um dia uma igreja em ruínas, dedicada a São Damião. O Senhor crucificado lhe dirigiu a palavra, pedindo-lhe para reconstruir. Francisco entendeu "igreja" e Jesus queria dizer "Igreja", a Igreja! Aquela que está sempre em construção, pois, nascida como esposa imaculada do lado do Senhor crucificado, é confiada aos homens e mulheres de todos os tempos, até a volta do Senhor. Como edificá-la? Francisco de Assis entendeu: "Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem, pedra por pedra, com esperança de ver Jesus, dia após dia, com alegria!".
Há poucos dias estive mais uma vez com o Papa Francisco e tive a alegria de estar bem perto dele. Impressionou-me a naturalidade com que se relaciona com as pessoas, fazendo-se um com os cerca de mil e cem sacerdotes reunidos em Retiro na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Depois, a profundidade de suas reflexões, destiladas em palavras que entram imediatamente no coração das pessoas. Quando respondia às perguntas feitas pelos padres, dirigia-se logo ao âmago dos problemas apresentados, sem medo dos desafios. Mais uma vez pediu orações a todos os presentes, dizendo com simplicidade "porque eu sou um pecador!". E a Santa Missa! Celebrada com intenso espírito de fé! Como o Pedro das margens do Mar da Galileia, o Francisco de hoje tem a missão de confirmar os irmãos!
Primeira lição da Festa de São Pedro é a naturalidade, que não se confunde com banalidade. O cristão que se preze convive com os outros com simplicidade, recolhendo tudo o que existe de bom, valorizando os pequenos gestos e as alegrias gratuitas que a Providência de Deus lhe proporciona. Não tem necessidade de empolar-se de afetações ou palavras complicadas. Tudo deve ser vivido com serenidade, aproveitando as lições que são oferecidas a cada momento. Ninguém despreze um sorriso de criança, ou o olhar provocante e esperançoso de um jovem, ou, quem sabe, a pele enrugada de um ancião que testemunha a grandeza dos anos bem vividos! Pedro é pedra do cotidiano! Ao lado dos outros, ele sabe que está trabalhando na terra que é de Deus. Foi também a experiência de outra grande coluna da Igreja, Paulo, confrontado com a diversidade dos apóstolos: "Quando um declara: 'Eu sou de Paulo' e outro: 'Eu sou de Apolo', não estais apenas no nível humano? Pois, que é Apolo? Que é Paulo? Não passam de servos pelos quais chegastes à fé. A cada um o Senhor deu sua tarefa: eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Importante é aquele que faz crescer: Deus. Aquele que planta e aquele que rega são a mesma coisa, mas cada qual receberá o salário correspondente ao seu trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus, e vós, lavoura de Deus, construção de Deus. Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus" (1 Cor 3, 4-9. 22-23). Pedra por pedra!
Um dos desafios de nosso tempo é a superação da superficialidade com que as questões são tratadas, faltando a dedicação e o tempo necessário ao amadurecimento das respostas aos grandes problemas. Carecemos de maior seriedade, estudo, atenção, competência! As pessoas e as situações em que se encontram sejam levadas a sério. Suas eventuais crises não sejam minimizadas com desprezo. Cuide-se que a sua fama seja respeitada, sem espalhar, como folhas ao vento, notícias ou fofocas destruidoras, como infelizmente tem acontecido através de instrumentos preciosos, mas utilizados inadequadamente, como são as redes sociais. O Apóstolo Paulo, sofrendo por causa de "falsos irmãos, intrusos, que sorrateiramente se introduziram entre nós, para espionar a liberdade que temos no Cristo Jesus, com o fim de nos escravizarem" (Gl 2, 5) foi a Jerusalém, confrontou-se com Pedro e os outros, enfrentou os problemas existentes com seriedade, foi, por sua vez, lavado a sério: "Viram que a evangelização dos pagãos fora confiada a mim, como a Pedro tinha sido confiada a dos judeus. De fato, o mesmo que tinha preparado Pedro para o apostolado entre os judeus, preparou também a mim para o apostolado entre os pagãos. Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca" (Gl 2, 7-9). Pedra por pedra!
O primeiro Pedro, pescador das águas do Lago de Genesaré, cujas fragilidades não ficaram escondidas, experimentou a grandeza da presença misericordiosa do Senhor. Diante da pesca milagrosa, "Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: 'Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!' Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: 'Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!' Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus" (Lc 5, 8-11). Mais tarde, depois de ter pecado gravemente, por ter negado conhecer Jesus, diante do olhar do Senhor, "chorou amargamente" (Lc 22, 62). O Papa Francisco, quando pede orações, dizendo-se pecador, é o que tem condições para a infalibilidade garantida quando declara as verdades da fé! Pedra por pedra!
Aos padres reunidos em Retiro, o Papa Francisco recomendou algo que serve para todos os cristãos: rezar sempre, rezar muito! Com simplicidade, disse aos sacerdotes que não se assustem se alguma vez "cochilarem" quando estiverem em silêncio diante da presença do Senhor no Tabernáculo! E candidamente acrescentou que isso ocorre também com o Papa! Recordo-me de tantas pessoas preocupadas com suas eventuais distrações na oração, às quais cabe-me estimular a aproveitarem justamente o "assunto da distração" para tratar com o Senhor, agradecer, pedir, chorar, reclamar, louvar! O coração da oração estará no reconhecimento da presença salvadora do Senhor, parecidos que somos com o Pedro da primeira hora: "Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: 'Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?' Eles responderam: 'Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas'. 'E vós', retomou Jesus, 'quem dizeis que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'" (Mt 16, 13-16). Pedra por pedra!

Fonte: CNBB.

Bodas de Ouro sacerdotal

Nossa paróquia teve a alegria de acolher, nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o revmo sr. cônego João Francisco Ribeiro para comemorar seus 50 anos de vida sacerdotal. Cônego João é natural de Cristiano Otoni, filho do casal: João Ribeiro de Castro e Joana Henriques de Castro. Ingressou no Seminário de Mariana no ano de 1952, ao término de seus estudos, foi ordenado presbitéro por Dom Oscar de Oliveira no dia 29 de junho de 1965. Sua primeira missa foi celebrada em nossa paróquia no dia 02 de julho do mesmo ano. Nestes 50 anos, exerceu vários trabalhos na Arquidiocese de Mariana, destaca-se o longo tempo em que esteve a frente da Paróquia de Santo Antônio em Santa Bárbara. Em setembro de 2003 foi nomeado por Dom Luciano reitor da reitoria de São Vicentes, também em Santa Bárbara.                   
Lugares por onde Cônego João exerceu seu ministério:
Administrador paroquial em Furquim; Vigário Paroquial em Entre Rios de Minas; Pároco em Santo Antônio do Grama; Administrador paroquial de Catas Altas; Diretor da Rádio Fama FM; Diretor da Gráfica Dom Viçoso; Ecônomo arquidiocesano; Professor de administração no Seminário São José, etc. 

Nosso agradecimento ao revmo. Cônego por ter partilhado conosco este momento ímpar de sua vida, rogamos a Deus que o abençoe sempre em sua caminhada. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Festa de São Pedro
Comunidade Pinheiros

24 a 28 de junho de 2015.

 Venha rezar conosco!

Confira a programação. 


terça-feira, 23 de junho de 2015


Nosso agradecimento a Deus pela vida e presença de Dom Geraldo em nosso meio. Rezemos pelo seu pastoreio!





segunda-feira, 22 de junho de 2015

Uma caminhada eclesial.

Nesta semana trazemos o depoimento pastoral da srª Ana Lúcia Salim, que é ministra da Comunhão Eucarística em nossa paróquia. Agradeçemos a srª Ana Lúcia pela disponibilidade e pelo trabalho realizado junto ao povo de Deus. Confira o depoimento.

Em 2001 fui convidada a participar do "Ministério Extraordinário da Eucaristia", na  paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Bh. Com a minha vinda para Cristiano Otoni, continuo esta missão. Não poderia imaginar os frutos que colheria, nessa tão sublime missão. Claro que eu tinha consciência da minha grande responsabilidade e da importância de levar JESUS e proclamar sua Palavra a todos, mas não poderia imaginar a proporção do bem e da felicidade que este gesto, causaria àqueles a quem eu levava a sagrada comunhão e a Palavra. Comecei a perceber a alegria e a ansiedade, com que estas pessoas, principalmente os doentes, tão limitados e tão fragilizados na sua dor, recebiam a minha visita, pois sabiam, que comigo, trazia JESUS. Seus rostos iluminavam e seus olhos enchiam de lágrimas, pois ali estava a esperança, a força e a vida. Emocionava-me vendo tão grande fé e com isto me fortaleci cada vez mais na minha caminhada. Então pude sentir a grandiosidade de estar a serviço de DEUS e do próximo. Hoje não são apenas essas pessoas que ficam na expectativa da espera da sagrada comunhão, mais do que elas, sou eu que espero por esse momento único, pois, aprendi a saborear o verdadeiro sentido da misericórdia de JESUS e tê-LO em nossos corações. Quero deixar aqui o meu muito obrigada a DEUS por ter me chamado, sou uma pessoa abençoada, privilegiada, pois tenho a honra de ser um membro desse ministério de amor, doação e de intimidade com DEUS .É com muito orgulho que me apresento como: "Ministra Extrordinária da Eucaristia".


LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. 


Foi lançado, no Vaticano, a encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia. Intitulada Laudato Si, a carta encíclica, busca chamar a atenção para questões variadas que tange o ecossistema. Faz uma aboradagem acerca do aquecimento global, da água, do crescimento demográfico, etc. No site do Vaticano já se é possível fazer o download para leitura.

Vale a pena conferir. 

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-rancesco_20150524_enciclica-laudato-si.html


terça-feira, 16 de junho de 2015


Uma caminhada Eclesial.

Confira o testemunho do sr. José Vieira Pacheco sobre sua caminhada de fé em nossa comunidade paroquial e uma síntese, elaborada por ele,  do IV Congresso da Pastoral Familiar. 

"De início devo reafirmar que na igreja não existe caminhada individual, o que foge ao próprio sentido eclesial. Eis que a “eclésia” é pura e simples coletividade, manifestação “coletiva” da religiosidade comunitária.Podemos seguramente dizer que “EU” não forma uma igreja, mas “NÓS” somos igreja e como tal devemos agir. Ou seja agir em conjunto em favor do conjunto. Já antes do Vaticano II e nos seus primórdios eu explicava à assembleia o sentido dos gestos e significado das palavras e orações da missa, à época em latim. Como um dos marcos da participação na vida paroquial em 1975 começamos, com o Mons. Raul e outros irmãos, em Cristiano Otoni o Movimento de Cursilhos de Cristandade. Suas reuniões semanais eram muito frequentadas e contávamos com grande presença de nossos paroquianos nas atividades da arquidiocese. Filha legítima do M.C.C, a Pastoral Familiar, nasceu em 1994, sob a batuta do Pe. Henrique e um grupo de abnegados e corajosos cristãos. Alguns deles, tais como os casais José Luiz Pereira e Carmen, João de Castro e Selma, Pacheco e Marta, dão continuidade a sua ação pastoral até hoje.Assumindo a coordenação da Pastoral Familiar na região Mariana Oeste em 2010 Pacheco e Marta conduziram- na até próximo ao seu IV Congresso Arquidiocesano, ocorrido de 05 a 07 de junho deste ano, o qual teve a presença de uns 400 agentes de pastoral mais as equipes de serviço e entre eles de 3 casais de Cristiano Otoni. Todos os quatro congressos tiveram presenças de nossos arcebispos (D. Luciano, D. Geraldo) e de grandes luminares da igreja do Brasil, representando a CNBB e a Pastoral Familiar de outras regiões e dioceses. 

 SÍNTESE DO IV CONGRESSO DA PASTORAL FAMILIAR.

O IV Congresso acontecido em Ouro Branco entre 5 e 7 de junho p.p. veio corroborar as metas de trabalho da Pastoral Familiar na nossa arquidiocese e definir as principais para o próximo triênio..
Ouvimos a palavra orientadora de Dom Geraldo sobre as “Riquezas e Desafios da Família no Contexto da Evangelização”. Os padres Valter Monteiro e Magno colocaram, em suas conferências, sua ciência psicológica a serviço da pastoral familiar com elucidações sobre os desafios e questões que aitngem as relações familiares. Com muita propriedade o Pe. Geraldo Martins discorreu sobre o serviço a ser prestado pela familia na evangelização a todas as criaturas, como o mestre que disse: “Eu vim para servir”.

Além das quatro conferências tivemos 10 oficinas, todas sobre temas candentes na atividade da igreja em nossos tempos. Foram discutidos: planejamento natural da família, recuperação de pessoas usuárias de tóxicos e dominadas por vícios, a evangelização  de casais em  segunda união, de famílais jovens, de deficientes e idosos, de namorados e outros temas da maior importância para a arquidiocese, a igreja e a sociedade em geral.

Neste congresso tivemos grande cooperação de pessoas de Cristiano Otoni com doação de gêneros alimentícios variados, com a logomarca de produção do Júlio Quaresma e o hino de autoria do Pe. Zé Antônio.Tudo isto agradecemos de coração.
Auguramos que o êxito do Congresso que brilhou em sua organização, eficiência, atendimento, conferências e oficinas se estenda, não só pelos três anos seguintes, até o próximo congresso, mas produza frutos espirituais duradouros para a nossa Arquidiocese."

José Vieira Pacheco
Nosso agradecimento ao sr. José Vieira Pacheco pelo testemunho e trabalho que vem realizando em nossa paróquia. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Confira alguns momentos da Festa em honra ao nosso padroeiro Santo Antônio. 

Nosso agradecimento a todos os paroquianos na diversas pastorais e movimentos. Rendemos graças a Deus por mais este momento de louvor, oração e fraternidade. Aos visitantes nossa gratidão pela presença amiga.