segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Renascer das cinzas

 E lá se foi o carnaval… Após alguns dias de festa, de alegria, de música, de dança, de descanso, de folia, embora também de acidentes, de exageros, de ressaca, pouco a pouco as coisas vão procurando voltar ao ‘normal’. Hora de guardar as fantasias, queimar as máscaras, recomeçar, reinventar a vida.
É muito simbólico que o divisor de águas dessa mudança seja a quarta-feira de cinzas. Alguns dizem que, antes de entrar no período da Quaresma, quarenta dias de jejum, de penitência, de mortificação (que nos remete à morte de algumas coisas, à renúncia, ao sacrifício), o povo fazia uma grande festa. Na Quaresma se evitava a carne (abstinência), a dança, a festa. Por isso, o carnaval passou a ser a despedida de tudo isso. Em latim, ‘vale’ significa ‘adeus’. Seria uma festa para dar ‘adeus à carne’. E, pra que todos ficassem bem à vontade, muitos preferiam usar máscaras ou fantasias.
Assim, a quarta-feira depois do carnaval era o dia de rasgar as fantasias, queimar as máscaras. Ficavam as cinzas. Cinzas que, para a liturgia da Igreja, são sinais da nossa fragilidade. Somos feitos do pó, viemos da terra e a ela retornamos. Ou somos reduzidos a um punhado de cinzas, quando cremados.
Porém, o sentido de tudo isso não é parar na morte. É o recomeçar, o renascer. O profeta Joel, lido na missa de Quarta-feira de cinzas, nos diz que, mais importante que rasgar as vestes é rasgar o coração. Não no sentido de dilacerar, de machucar, mas de abrir para acolher a graça, a Palavra; para acolher o Outro.
Flávio Venturini e Jorge Vercilo, em sua bela música Fênix, falam da capacidade de renascer, numa alusão à ave mitológica que, ao morrer, se consumia em chamas para “renascer das cinzas. “Quando a noite faz nascer a luz da escuridão…” Há sempre uma “centelha divina” que nos faz “renascer das cinzas”.Para nós, essa centelha pode ser o amor traduzido em fraternidade, a fé que ilumina os nossos passos, a esperança que nos convida a caminhar. Luz que nos conduz ao deserto da quaresma. Deserto da provação e do amadurecimento. Das tentações e da vitória sobre elas. Do jejum e da oração que nos amadurecem. Deserto que é lugar e tempo de gestação do novo. Na liturgia do primeiro domingo da Quaresma, Jesus vai ao deserto, para nos ensinar como superar as tentações do ter além do necessário, do mau uso do poder, do uso indevido do nome de Deus. Esse caminho passa pela oração, pela Palavra de Deus, pelo jejum; requer penitência, silêncio, amor verdadeiro, perdão, acolhimento, partilha e fraternidade. Tudo isso se chama conversão, voltar-se para o bem, para Deus, ir na direção certa, renascer.Voltando ao carnaval e à Fênix, temos agora uma ótima oportunidade para o silêncio, para retirar o que está sobrando, o que não faz sentido, queimar algumas máscaras, buscar o caminho proposto por Jorge Vercilo: descobrir no breu uma constelação; transformar cinzas em arco-íris; onde foi ruína, ver o paraíso, e cantar: “tudo o que eu queria: renascer das cinzas…”.

Pe. José Antonio de Oliveira

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012

Estou quase morrendo de tristeza
Por saber que muitas pessoas morrem
Por falta de fraternidade e união.

Me causa indignação a área da saúde
Tão precaria enquanto há tantos e tantos
Desvios de verbas por aí.

Estou do lado daqueles que concientizaram
Que não levamos nada dessa vida
Porque elas são fraternas, solidárias e generosas.

"Brasil um País de todos" e a saúde pública é também?
Ou daqueles privilegiados
Que podem pagar um bom plano de saúde.

E os alimentos que consumimos no dia a dia
Será que não tem nenhum perigo
De contaminarmos com agrotóxicos?

As pessoas mais felizes são aquelas solidarias e fraternas
Ou são as pessoas que possuem de tudo
E não fazem o mesmo?
Vivem no intimo do seu comodismo.

Mas eu me sinto consolado
Com a Palavra de Deus nas "Bem-Aventuranças"
Felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça
Porque serão saciados.

Esta é a Lei
Que eu acredito
Que será para sempre. E Você?

José Santiago Moreira

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Celebração de Quarta-feira de cinzas.


Dia 22 de fevereiro na Matriz Santo Antônio, às 8h e 30m aconteceu a Celebração Eucarística, que marcou o inicio     da quaresma. Nesta Celebração realizou-se em nossa Paróquia a abertura oficial da Campanha da Fraternidade cujo o Tema é: Fraternidade e Saúde Publica, e o Lema: Que a Saúde se difunda sobre a terra. Foi realizada ainda durante esta Celebração a imposição das cinzas, que nos lembra a importancia de nossa conversão.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O carnaval e suas máscaras

“Olhando na quarta-feira as ruas vazias, com os garis dando um jeito em nossa moral, custei a compreender que fantasia é um troço que o cara tira no carnaval, e usa nos outros dias por toda a vida…” Esse é o início de uma música do João Bosco Mucci, mineiro de Ponte Nova, que faz sucesso em várias partes do mundo. A música faz uma crítica à hipocrisia da sociedade, aos que vivem num mundo de faz-de-conta, representam o papel de algo que não são. Sua poesia faz pensar. O carnaval marca muito a vida de
grande parte dos brasileiros. Traz alegria, descanso, entretenimento e… lições. O Brasil se transforma mesmo numa festa nesses dias. Quase tudo para. Naturalmente, em alguns lugares, como no Rio de Janeiro, essa festa já perdeu bastante do aspecto popular. Tornou-se uma indústria. Indústria dos sonhos (para muitos) e dos lucros (para alguns poucos). No carnaval das grandes avenidas e das empresas, mais uma vez o povo é explorado. As passarelas acabam ressuscitando a discriminação que sempre existiu. Os camarotes lembram a Casa Grande, onde socialites, artistas famosos, bicheiros, políticos, empresários se divertem. Na avenida desfila a submissão dos que foram condenados a “andar nos trilhos” e garantir o espetáculo dos grandes. É a fantasia, a máscara que esconde a realidade de alguns e desnuda a realidade de outros. Será que colocamos ou tiramos as máscaras durante a folia? Na verdade, muitas pessoas aproveitam a ocasião para mostrar o que são ou desejariam ser. Por pressões externas e internas, por uma série de razões, muitos se sentem forçados a passar todo o ano usando a fantasia ou máscara de personagens que não são na realidade. Outras vezes, o colorido dos desfiles, a alegria provocada pela droga ou pela bebida mascaram a dura realidade do dia-a-dia. Não desejo emitir aqui um juízo moral, mas vale a pena fazer algumas considerações, refletir: Quais são as máscaras que uso, as fantasias que visto? Consigo ser
 transparente comigo mesmo e com os outros? Preciso beber ou me fantasiar para me sentir mais solto, livre? Outra coisa que sempre me fez pensar são os chamados retiros de carnaval. Não duvido da intenção e do desejo puro de muitos de fazer do período de carnaval um momento de oração e silêncio. Essas iniciativas são bem-vindas em qualquer época e para qualquer pessoa. Porém, não consigo entender muito bem essa necessidade. Talvez porque nos meus tempos
de criança e de seminarista tenha aprendido que era necessário rezar muito para compensar os pecados dos outros que ficavam na farra. Passava-se a ideia de que a gente era santo e os que estavam na folia eram pecadores. E vinha mais uma vez a imagem da hipocrisia, a lembrança daquele fariseu a quem Jesus critica: “Eu te agradeço, Senhor, porque não sou como os demais pecadores…” (Lc 18,11). Julgar é sempre um perigo. Mas acho mesmo é que o tempo de carnaval deve ser um tempo de festa. Nada melhor que uns dias de descanso, festa, alegria, dança, para tanta gente que vive tensa, angustiada, insegura. Para um povo que sofre tanto ao longo do ano, e tem o direito de extravasar seus sentimentos, desabafar, festejar. Depois, sim, entrar no clima de silêncio e mortificação. Temos quarenta dias pela frente para nos dedicarmos à oração, meditação, jejum, caridade. A quaresma é justamente esse grande retiro que a Igreja propõe a todos. Pena que a gente não saiba curtir bem a alegria do carnaval e nem se dedica tanto ao retiro quaresmal. O carnaval de muita gente acaba sendo um tempo de hipocrisia e dor. Para muitos a ressaca não compensa a alegria. As consequências negativas tiram o brilho da festa. A fantasia vira cinzas em pouco tempo. Ou, pior ainda, a pessoa tem que vestir de novo a fantasia, colocar a máscara, e passar mais um ano representando o seu papel. Sem conseguir viver de fato a quaresma e, muito menos, celebrar verdadeiramente a Páscoa.

 
Pe. José Antônio de Oliveira

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Grupo Elite D’Arte faz apresentação para ajudar a Pastoral da Criança.

No último domingo aconteceu no Salão Paroquial de São Pedro a peça “Arlequim de Carnaval”, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, sendo-o adaptado para a nossa comunidade. Uma parceria do Grupo Elite D’Arte e da Pastoral da Criança. O evento tinha o objetivo de arrecadar fundos para a Pastoral da Criança, que com o valor arrecadado vai ajudar a fazer uma bonita festa para as crianças de nossa comunidade. Agradecemos a todos que contribuíram e prestigiaram o espetáculo. Durante os dias do carnaval, Pierrô e Colombina se apaixonam, mas não revelam um ao outro suas verdadeiras identidades, "para não quebrar o encanto". Mas os dois amantes não resistem e pedem ajuda ao amigo Arlequim, que inventa logo uma história: diz a Pierrô que Colombina é uma rainha, e a Colombina que Pierrô é um rei. Não chega a ser uma mentira: Pierrô é o rei da dança e Colombina, a rainha de maracatu. O casal, porém, entende tudo errado e pensa viver um amor impossível, que só pode os três dias de carnaval.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançada logomarca oficial da JMJ RIO2013

Divulgação/JMJ RIO2013
Na noite desta terça-feira, 7 de fevereiro, o presidente do Instituto JMJ RIO2013 e arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, anunciou o vencedor do concurso da logomarca que será a identidade visual de toda a JMJ RIO2013.
“É um momento singular, solene e feliz para a cidade do Rio de Janeiro, para a nossa Arquidiocese, mas também para o Brasil. A Jornada Mundial da Juventude é importante para o país, para os jovens e para o Rio de Janeiro, e eu estava pensando na nossa responsabilidade mundial porque nós teremos aqui jovens do mundo inteiro que farão uma experiência de convivência, de fraternidade, de encontro, de valores importantes. Nós estaremos influenciando o presente e o futuro. Podemos estar ajudando o mundo a ter novos valores, a ter os valores cristãos que a pessoa humana traz dentro do seu coração e, com isso, nós estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade de amanhã”, afirmou dom Orani.
Divulgação/JMJ RIO2013

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Batizados em nossa Paróquia

Domigo dia 4 de fevereiro a Paróquia Santo Antônio recebeu com muita alegria 6 novos membros. Os Batizados aconteceram durante a Celebração Eucaristica das 8 horas na Igreja São Pedro no Bairro Pinheiros. Após a Celebração aconteceu a consagração da crianças a Nossa Senhora conforme nosso costume.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Legião de Maria na Paróquia Santo Antônio

Há na Paróquia de Santo Antônio, de Cristiano Otoni, dois grupos da Legião de Maria. Um grupo adulto entitulado: Mãe Puríssima (o primeiro grupo da Legião de Maria na nossa cidade)  e um grupo Juvenil - Nossa Senhora Aparecida (fundado em 13 de outubro de 2001)Os grupos da Legião se reúnem todas as semanas e nas suas reuniões são estipulados vários trabalhos direcionados ao contato com a comunidade como: trabalhos com famílias, doentes, idosos; catequese, boa imprensa (temos um informativo mensal afixado no mural da Igreja Matriz), saúde, etc. O objetivo da Legião de Maria é a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. ( Manual, Cap.2, pág.18). O fim imediato destas organizações é o fim apostólico da Igreja, isto é, destinam -se à Evangelização (...); os leigos agem unidos, como um corpo orgânico para que se manifeste, com maior evidência, a comunidade da Igreja e para que o apostolado seja mais eficaz. ( Cap. 2, pág. 18, itens a e c).

Olha só a turminha reunida.
Geralmente os membros são convidados ou entram espontaneamente na Legião de Maria pra freqüentar as reuniões e fazer os trabalhos semanais nela propostos. Há ainda um valoroso seguimentos da Legião que são os membros auxiliares. Estes rezam diariamente o terço e orações próprias da Legião num folheto denominado "Téssera" e com suas orações, sustentam os trabalhos da Legião no mundo inteiro.
  
    O grupo Juvenil atualmente possui 12 membros.