quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”


Era noite em Belém. Era noite em toda a Palestina. As trevas cobriam a terra. O povo sofria com o domínio do império romano, com um sistema político que tornava os pobres cada vez mais pobres, e um sistema religioso que impunha aos simples um fardo insustentável. Espalhavam-se as sombras da insegurança, da discriminação, do pecado.
Mas toda noite traz consigo estrelas de esperança. E as pessoas simples e sábias percebem essas estrelas. Quem não vive de olhos pregados na terra, mas é capaz de olhar para o céu, descobre a estrela. Quem não fica cego e surdo diante do poder e do dinheiro enxergará certamente a luz que chega para afastar as trevas, ouvirá os “anjos” que anunciam a alegria e a paz.

Como os pastores de Belém, como os magos do oriente, também os simples de hoje conseguem perceber os sinais de esperança, os rastros de Deus, os caminhos da alegria.
Ainda hoje há trevas que envolvem o mundo. O império continua a favorecer os grandes e penalizar os humildes. A religião nem sempre consegue ser libertadora. O peso é grande nas costas de muitos. A violência e a insegurança nos envolvem com suas sombras. Para muitos, a paz ainda fica nos desejos que temos e nos votos que fazemos. Porém, brilham em nossa escuridão muitas estrelas. Cantam em nossa noite muitos anjos. É que Deus continua a acreditar no ser humano. É que há também no meio de nós muitas mulheres “que aceitam carregar a gravidez da esperança; pastores que permanecem vigilantes”; Josés honestos e justos, trabalhadores e solidários; sábios e simples que conseguem perceber os sinais de Deus em nossa história.
Por isso, a semente da vida não apodrece, o broto da justiça não morre, o projeto do Reino jamais será abandonado. A chama da esperança não se apaga. O sonho de Deus continuará sendo o nosso sonho. Os caminhos de Deus serão sempre os nossos caminhos.
Cada gesto de fraternidade e solidariedade; cada mão que se estende; cada voz que se levanta para defender a justiça; cada criança que nasce; tudo isso vem iluminar a nossa noite e garantir que Jesus continua sendo o “Deus conosco”.
O império permanece forte, os ‘herodes’ continuam ameaçando, em muitos lugares Deus ainda não encontra lugar para nascer e atuar, mas a luz teima em brilhar; “um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado”, e Ele “é a nossa Paz”. O Criador de tudo se faz pequeno. E, no momento em que “assume a nossa fraqueza, a natureza humana recebe uma incomparável dignidade: ao tornar-se Ele um de nós, nós nos tornamos eternos”. FELIZ NATAL!
Pe. José Antonio de Oliveira

Noite de Natal



Durante a Celebração Eucarística na Noite de Natal, nossa comunidade participou com muita fé e esperança de coração aberto para acolher o Menino Deus.




















sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A voz que vai; a Palavra que permanece


“João era a voz, mas o Senhor, no princípio era a Palavra (cf. Jo 1,1). João era a voz passageira, Cristo, a Palavra eterna desde o princípio.
Suprimida a palavra, o que se torna a voz? Esvaziada de sentido, é apenas um ruído. A voz sem palavras ressoa ao ouvido, mas não alimenta o coração.
Entretanto, mesmo que se trate de alimentar nossos corações, vejamos a ordem das coisas. Se penso no que vou dizer, a palavra já está em meu coração. Se quero, porém, falar contigo, procuro o modo de fazer chegar ao teu coração o que já está no meu. Procurando então como fazer chegar a ti e penetrar em teu coração o que já está no meu, recorro à voz e por ela falo contigo. O som da voz te faz entender a palavra, e quando te fez entendê-la, esse som desaparece, mas a palavra que ele te transmitiu permanece em teu coração, sem haver deixado o meu. (…)
Justamente porque é difícil não confundir a voz com a palavra, julgaram que João era o Cristo. Confundiram a voz com a palavra. Mas a voz reconheceu o que era para não prejudicar a palavra. “Eu não sou o Cristo (cf. Jo 1,20), disse João, nem Elias, nem o Profeta. Perguntaram-lhe então: Quem és tu? Eu sou, responde ele, a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” (Jo 1,19.23). Esta reflexão, tão poética e profunda, é de Santo Agostinho.
Ela nos ajuda a entender a importância da voz que comunica e da Palavra que transforma. A voz é necessária; a Palavra é fundamental.
O grito forte deste tempo do Advento e Natal é o apelo à conversão. Aí está o caminho para o encontro com Jesus, com a Vida.
E como ‘aplainar’ o caminho do Senhor, como pregam Isaías (40,3-5), Baruc (5,7) e João Batista (Lc 3,4-6)? É preciso, dizem, aterrar os vales, rebaixar as montanhas, endireitar as estradas cheias de curvas, nivelar os caminhos.
Entendemos que é preciso um grande esforço para rebaixar as montanhas do orgulho, da vaidade, da prepotência, da arrogância, da presunção, da soberba, do egoísmo, da ambição desmedida, do consumismo; tirar o que está sobrando, o que é demais. Por outro lado, é preciso preencher os vazios da nossa omissão, do descaso, da indiferença, da frieza, do comodismo, da preguiça. Evitar as curvas e desvios que nos afastam da meta, que nos tiram do foco, que nos levam a virar as costas ao bem, à justiça, ao amor; que retardam ou impedem o nosso caminhar. Evitar os atalhos enganosos do mais fácil e menos comprometedor, daquilo que prejudica a sintonia com o Projeto de Jesus. Isaías nos convida a “alisar as asperezas”. Às vezes somos um tanto ásperos com os outros; arranhamos ou machucamos quem se aproxima de nós. O tempo do Natal nos convida à mansidão, à compreensão, à paciência, ao perdão. Saber acolher, dialogar, conviver no respeito.
Para que a Palavra penetre em nosso coração, em nossa vida e nos transforme, é preciso estar atentos à voz que clama: preparem os caminhos…
Pe. José Antônio de Oliveira

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Primeira Eucaristia na Comunidade São Pedro

No dia 16 de dezembro aconteceu na Igreja São Pedro, a Primeira Eucaristia das crianças da comunidade. Aos catequistas Julio e Deise os agradecimentos da Comunidade São Pedro.








segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Diácono Paulo Isaias

 Neste domingo dia 16 de dezembro aconteceu em Conselheiro Lafaiete na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Ordenação Diaconal de 8 Diáconos. Dentre eles Paulo Isaías Vieira de Cristiano Otoni, que trabalha na cidade de Mariana. Toda a Comunidade Paroquial parabeniza e deseja que Paulo seja muito feliz no desempenho de seu Ministério.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Crisma


Paz e Bem! Nesta semana completa-se um mês que mais de 80 jovens e adultos de nossa paróquia e de cidades vizinhas, receberam o Sacramento da Crisma. Momento único e inapagável na vida cristã. Passada a euforia, a alegria, é hora de se voltar a uma reflexão de toda a preparação e de como tem sido nossa postura desde então. Seja em todos os grupos que se reuniam, o aprendizado foi grande, o pouquinho, dessa fé tão rica de simbologia e encantos, foi passada para os recém-crismados. É tempo de avaliar, ver o que não foi bom  e o que foi muito bom, ver os acertos e também os erros. A responsabilidade é grande, desafiadora, mas, todo catequista entrega sua missão nas mãos de Deus e conta com a Luz direcional do Espírito Santo.
Direciono uma mensagem especial aos crismados. Como tem sido a sua atuação depois de tudo? É muito fácil dizer que se aprenderam grandes coisas, dogmas e que o interior foi transformado. Mas, será que no fundo isso realmente aconteceu?  Chamo a todos a cumprirem o papel de ser Igreja em qualquer lugar. “Precisamos de santos de calça jeans”, já dizia nosso amado Papa João Paulo II. Eu já estendo isso precisamos de santos, que chorem, que tenham sempre um sorriso, que estenda a mão, que saiba perdoar, enfim que se aproxime dos ensinamentos de Cristo. Faça-se sempre a pergunta: Estou cumprindo meu dever?
No mais, depois desse um mês, volto a agradecer a todos que ajudaram na turma 2011/2012. Que Deus cubra à todos de bênçãos . Parabenizo mais uma vez os crismados. E a missão continua, breve a coordenação divulgará o calendário 2013. Reze sempre por todos os catequistas. Fiquem todos com Deus.

Jean Rezende, Catequista de Crisma.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Primeira Eucaristia



Cada comunidade neste mês está celebrando a Primeira Comunhão das Crianças/ Pré - adolescentes.
Neste dia 8, a comunidade centro celebrou na Missa das 19 horas a Primeira Comunhão de 63 crianças.
Em sua maioria, são crianças que participaram bem dos encontros e já estavam na catequese desde 6 anos.
O desejo:
           Que a família colabore  incentive a prática destas crianças. E também o faça a própria família, como refletimos nos encontros preparatórios.
O recado:
                 SACRAMENTO É PONTO DE CHEGADA E DE PARTIDA. NÃO SE PARA NO CAMINHO. A GENTE CAMINHA...
Agradecimento:
                 Parabéns para quem preparou, participou, esforçou -se e sempre obrigado pelo apoio do Pe. José Antônio que orienta, escuta e dá liberdade de escolha sempre.
A Coordenação da Dimensão Bíblico - Catequética.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dimensão ecumênica do Leste II


A Equipe Regional de animação da dimensão ecumênica no Leste II se reuniu em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro de 2012.
A convocação, feita por Dom Luiz Gonzaga, bispo auxiliar de Belo Horizonte, lembrava a importância desse trabalho e urgência da unidade entre os cristãos:
“A força da evangelização virá a encontrar-se muito diminuída se aqueles que anunciam o Evangelho estiverem divididos entre si. (…) Se o Evangelho que nós apregoamos se apresenta vulnerado por querelas doutrinais, polarizações ideológicas, ou condenações recíprocas entre cristãos, (…) como não haveriam aqueles a quem a nossa pregação se dirige vir a encontrar-se perturbados, desorientados, se não escandalizados?” (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, nº 77).
Em sua carta aos bispos, Dom Luiz fazia um apelo à “sensibilidade para a importância que tem a dimensão ecumênica”. E falava do “intuito de articular melhor uma equipe da Pastoral para o Ecumenismo em nosso Regional, desejando comungar com mais representatividade os objetivos da Comissão Episcopal Pastoral para o Diálogo Inter-religioso da CNBB, bem como do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).”
De tudo o que foi tratado na reunião, quero partilhar algumas reflexões e encaminhamentos que julgo necessários e oportunos:
a) Ecumenismo não é brincadeira, não é liquidificador onde misturamos tudo, não é colcha de retalhos. Uma celebração ecumênica, por exemplo, não é aquela onde uma pessoa de cada Igreja ou denominação fala um pouco, mas aquela que, mesmo conduzida por uma só pessoa, atinge e envolve a todos, num espírito ecumênico de respeito e de abertura. Ou seja, ecumenismo é sobretudo o espírito da unidade, da tolerância, do diálogo respeitoso, do amor ao próximo.
b) É necessário tornar a dimensão ecumênica mais atraente. Como conseguir isso?
c) Procurar ouvir bispos e padres para entender por que muitos têm medo ou dificuldade para lidar com o ecumenismo.
d) Precisamos ser mais ousados e criativos. Ir às escolas, envolver os padres, professores, pastores, alunos, famílias. Promover encontros para reflexão, celebração e promoção da vida.
e) Despertar maior interesse nos seminaristas, para que em seus trabalhos, no estudo, na elaboração de trabalhos e monografias aprofundem melhor o tema e assumam essa causa.
f) Envolver também outros grupos como, por exemplo, a terceira idade e os jovens, para que em suas iniciativas e atividades tenham essa abertura para os diferentes.
g) Conhecer e divulgar os documentos da Igreja sobre o ecumenismo: Unitatis Redintegratio, Ut Unum Sint, Coleção Diálogo Ecumênico e Inter-religioso, da CNBB, manual de celebrações ecumênicas, da Ed. Paulus etc.
h) “Comprar a injeção, qualquer um compra, mas aplicar, poucos conseguem”. A dimensão ecumênica exige preparação e dom. Formação e coração aberto.
i) Há iniciativas muito louváveis, como o “Curso Alpha”, que propõe semanas missionárias sobre a evangelização numa ótica ecumênica.
j) O trabalho em prol do ecumenismo, como a própria vida, pode ser comparado com o eletrocardiograma. Sempre terá altos e baixos. O importante é que, por trás, haja um coração.
Fizemos uma reflexão a partir das “nove regras a serem observadas para que um texto conciliar fosse redigido em estilo ecumênico”, apresentadas pelo papa João XXIII no início do Concílio Vaticano II. Em síntese, dizia o Papa:
1) É necessário primeiro conhecer bem a fé, a vida litúrgica e a teologia dos ortodoxos e evangélicos.
2) Saber o que pensam da nossa doutrina e em que pontos a entendem bem ou mal.
3) Ficar atentos aos assuntos nos quais, segundo os não católicos, nosso ensinamento é omisso ou pouco esclarecido (Palavra de Deus, sacerdócio dos fiéis, liberdade religiosa etc.).
4) Examinar se nossa linguagem, nosso método escolástico (escolar), nossas expressões abstratas não são inacessíveis aos outros.
5) Cuidar para que os termos, palavras, imagens, qualificações não firam a sensibilidade dos outros.
6) Os julgamentos sejam maduramente ponderados, atendendo ao contexto em que serão lidos pelos não católicos.
7) Os argumentos devem convencer (não se trata de impor).
8) Evite-se toda polêmica estéril.
9) Os erros devem ser repelidos com lucidez, mas de modo que não se melindrem as pessoas errantes.
Ficou definido que nas reuniões de 2013 estudaremos os documentos Unitatis Redintegratio e Ut Unum Sint. A próxima reunião ficou marcada para 7 de março, às 9h, em Belo Horizonte.
“Com toda humildade e mansidão, e com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor, solícitos em guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef, 4,2-3).
Padre: José Antônio de Oliveira

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



Dia 28 de Novembro foi encerrada a primeira etapa do Curso de Extensão - Introdução à Teologia para Leigos, administrado pela FAM ( Faculdade Arquidiocesana de Mariana). As aulas voltarão a acontecer em 4 de março de 2013.   Nossa paróquia participa deste curso com a presença de Sirlene, Christina Magella e Adriana Matos.

Tem sido uma boa experiência, muito enriquecedora. Para o ano, muitas pessoas de nossa paróquia já deram seus nomes para novas turmas.Vai ser um grande momento de enriquecimento e amadurecimento espiritual para todos nós. ATÉ LÁ.


  
  








Atividades da Catequese



Aconteceu no último dia 30, no Salão Paroquial, uma reflexão
dirigida pela Camila sobre o sacramento da Confissão para as crianças que irão celebrar sua Primeira Comunhão dia 8. Abraços a todos os blogueiros.
obs.: agradecemos de coração a colaboração de Camila.






segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Batizados em nossa Paróquia

 Neste primeiro domingo do Advento na Igreja São Pedro no Bairro Pinheiros 10 crianças foram batizadas durante a Celebração Eucarística. No inicio da Missa foi acesa a primeira vela da coroa do advento.